Em
A Voz de Bragança

2023/01/02

A Associação de Ciclismo de Bragança apresenta o calendário de atividades para 2023

Desporto

As Escolas de Ciclismo voltam a ganhar espaço com quatro encontros distritais. O Open Regional XCM conta com sete provas. A Volta ao Nordeste vai para a estrada nos dias 29 e 30 de abril e 1 de maio. Presidente da ACB defende a realização de eventos que mantenham os visitantes no distrito mais que um dia.

O regresso dos Encontros de Escolas é a grande novidade da Associação de Ciclismo de Bragança (ACB) para o novo ano.

Foi em 2018 que a ACB realizou os últimos encontros direcionados para os mais novos, entretanto a pandemia veio adiar os planos da associação para reativar as atividades para os jovens ciclistas. “É algo que sempre quisemos, que a formação fosse a primeira aposta, mas com a pandemia e outras situações foi difícil. Agora, quatro clubes mostraram vontade em retomar o projeto”, disse Miguel Monteiro, presidente da ACB, em entrevista ao Jornal Nordeste.

Outra questão que dificultou o regresso dos Encontros de Escolas de Ciclismo foi a falta de treinadores. Se antes a Federação Portuguesa de Ciclismo permitia aos clubes dispor do treinador partilhado, atualmente cada escola tem de ter o seu próprio técnico.

Há para já dois treinadores habilitados, no CC Vila Flor e Vinhais Extreme, e um técnico estagiário, no Velo Clube de Bragança.

O ano arranca com as provas de BTT. No dia 22 de janeiro começa o Open Regional de XCM, que este ano conta com sete provas, em Miranda do Douro com o Passeio BTT L´Crenque. No dia 29, do mesmo mês, o Velo Clube de Bragança, realiza o V BTT S. Julião, em São Julião, no concelho de Bragança.

A terceira prova está marcada para o dia 14 de maio em Valbom dos Figos, Mirandela, com a tradicional Rota do Azeite.

Mais para o final do ano, o CC Macedo de Cavaleiros organiza o BTT Azibo no dia 1 de outubro, segue-se o BTT Vila Flor no dia 8 do mesmo mês e no dia 22, em Vinhais, o Tour da Castanha.

O Open Regional de XCM termina no dia 12 de novembro com o Open Vimont, na aldeia de Vilar do Monte, em Macedo de Cavaleiros.

Certo é que na vertente de estrada há apenas duas provas certas no calendário de 2023, a Crono Escalada de Vinhais, no dia 27 de maio, e a Crono Escalada de Freixedelo, em Bragança, no dia 27 de agosto.

Os dias 23, 24 e 25 de junho estão reservados para uma prova de cariz nacional. Miguel Monteiro adianta pormenores, mas tudo aponta para o regresso dos Campeonatos Nacionais de Estrada, que se realizaram em Mogadouro no ano passado. “Ainda não há certezas de que se volte a realizar no distrito de Bragança, mas sabemos que o presidente do Município de Mogadouro quer voltar a receber a competição e nós, ACB, também. É a segunda prova mais importante do calendário nacional, logo a seguir à Volta a Portugal, que lotou a hotelaria e a restauração, não só do de Mogadouro como dos concelhos vizinhos”.

No que diz respeito ao Calendário de Atividades para 2023, estão programados vários passeios de BTT entre os quais a 1ª etapa do GPS EPIC SAMSYS, no dia 18 de fevereiro, em Torre de Moncorvo.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Autarquia de Bragança presente no VII Congresso internacional Silver Economy
28/11/2025
Esquadra de Investigação Criminal de Bragança recupera bens furtados
28/11/2025
Município reúne para planificar vários projetos em curso no concelho
27/11/2025
Taça das Regiões – Fase Zonal – Grupo A | Calendário de Jogos
27/11/2025
A competição mais aguardada do distrito está a chegar a Bragança
26/11/2025
Estudante do IPB distinguido com Prémio “Reconhecimento Alcino Lavrador” 2025
26/11/2025
“UM ERRO” NA ALEMANHA OU CORRUPÇÃO?
25/11/2025
Hospital de Bragança recebe nutricionistas para realização de estágios de integração profissional
25/11/2025