Em
A Voz de Bragança

2023/01/02

A Associação de Ciclismo de Bragança apresenta o calendário de atividades para 2023

Desporto

As Escolas de Ciclismo voltam a ganhar espaço com quatro encontros distritais. O Open Regional XCM conta com sete provas. A Volta ao Nordeste vai para a estrada nos dias 29 e 30 de abril e 1 de maio. Presidente da ACB defende a realização de eventos que mantenham os visitantes no distrito mais que um dia.

O regresso dos Encontros de Escolas é a grande novidade da Associação de Ciclismo de Bragança (ACB) para o novo ano.

Foi em 2018 que a ACB realizou os últimos encontros direcionados para os mais novos, entretanto a pandemia veio adiar os planos da associação para reativar as atividades para os jovens ciclistas. “É algo que sempre quisemos, que a formação fosse a primeira aposta, mas com a pandemia e outras situações foi difícil. Agora, quatro clubes mostraram vontade em retomar o projeto”, disse Miguel Monteiro, presidente da ACB, em entrevista ao Jornal Nordeste.

Outra questão que dificultou o regresso dos Encontros de Escolas de Ciclismo foi a falta de treinadores. Se antes a Federação Portuguesa de Ciclismo permitia aos clubes dispor do treinador partilhado, atualmente cada escola tem de ter o seu próprio técnico.

Há para já dois treinadores habilitados, no CC Vila Flor e Vinhais Extreme, e um técnico estagiário, no Velo Clube de Bragança.

O ano arranca com as provas de BTT. No dia 22 de janeiro começa o Open Regional de XCM, que este ano conta com sete provas, em Miranda do Douro com o Passeio BTT L´Crenque. No dia 29, do mesmo mês, o Velo Clube de Bragança, realiza o V BTT S. Julião, em São Julião, no concelho de Bragança.

A terceira prova está marcada para o dia 14 de maio em Valbom dos Figos, Mirandela, com a tradicional Rota do Azeite.

Mais para o final do ano, o CC Macedo de Cavaleiros organiza o BTT Azibo no dia 1 de outubro, segue-se o BTT Vila Flor no dia 8 do mesmo mês e no dia 22, em Vinhais, o Tour da Castanha.

O Open Regional de XCM termina no dia 12 de novembro com o Open Vimont, na aldeia de Vilar do Monte, em Macedo de Cavaleiros.

Certo é que na vertente de estrada há apenas duas provas certas no calendário de 2023, a Crono Escalada de Vinhais, no dia 27 de maio, e a Crono Escalada de Freixedelo, em Bragança, no dia 27 de agosto.

Os dias 23, 24 e 25 de junho estão reservados para uma prova de cariz nacional. Miguel Monteiro adianta pormenores, mas tudo aponta para o regresso dos Campeonatos Nacionais de Estrada, que se realizaram em Mogadouro no ano passado. “Ainda não há certezas de que se volte a realizar no distrito de Bragança, mas sabemos que o presidente do Município de Mogadouro quer voltar a receber a competição e nós, ACB, também. É a segunda prova mais importante do calendário nacional, logo a seguir à Volta a Portugal, que lotou a hotelaria e a restauração, não só do de Mogadouro como dos concelhos vizinhos”.

No que diz respeito ao Calendário de Atividades para 2023, estão programados vários passeios de BTT entre os quais a 1ª etapa do GPS EPIC SAMSYS, no dia 18 de fevereiro, em Torre de Moncorvo.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Regresso da ferrovia a Bragança cada vez mais perto
17/04/2025
Bragança sofre derrota com AF Aveiro
17/04/2025
PSP em ação de fiscalização de estacionamento indevido em Bragança
16/04/2025
Indivíduo arguido por contrafação e apreensão de 1346 artigos contrafeitos
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico abre inscrições a 22 de abril
15/04/2025
Gravidez mais saudável com utilização de piscinas municipais
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025