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A Voz de Bragança

2025/03/11

“A Hora dos SuperQuinas” tem efeitos positivos em crianças do ensino primário

Desporto

Investigadores da Portugal Football School analisaram os efeitos do programa de intervenção desportiva implementado em crianças do 1.º ciclo, um ano após a sua realização.
Um ano após a implementação do programa "A Hora dos SuperQuinas", investigadores da Portugal Football School, em colaboração com a Escola Superior de Educação do Porto, a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Escola Superior de Desporto e Lazer, Melgaço, realizaram um estudo follow-up para avaliar a persistência dos efeitos positivos em crianças do ensino primário.
O estudo reforça que os benefícios observados durante a intervenção inicial, que decorreu entre janeiro e março de 2023 na Escola D. Carlos I, em Sintra, foram mantidos ao longo do tempo, um ano depois. Os investigadores analisaram os níveis de atividade física, aptidão aeróbia, duração e qualidade do sono, bem como a competência motora das crianças envolvidas, verificando melhorias sustentadas nestes indicadores.
Os resultados demonstram que as crianças que participaram no programa continuaram a apresentar níveis superiores de atividade física e aptidão aeróbia em comparação com um grupo de controlo. Além disso, a qualidade e duração do sono mantiveram-se melhoradas, sugerindo uma influência duradoura dos hábitos adquiridos durante a intervenção. A competência motora das crianças registou, também, uma evolução positiva destacando a eficácia do programa na promoção de um estilo de vida ativo e saudável.
Júlio A. Costa, autor do estudo e investigador da Portugal Football School, sublinha a importância de avaliar a continuidade dos impactos positivos desta intervenção. "Este estudo confirma que programas de atividade física estruturados podem gerar efeitos positivos sustentados na saúde e bem-estar das crianças, reforçando a necessidade de implementação de iniciativas semelhantes em maior escala", afirma o investigador.
O estudo intitulado "The impact of a school-based physical activity program on children's movement behaviors, aerobic fitness and motor competence: a follow up study" foi publicado na Frontiers in Sports in Active Living e faz parte do Plano Estratégico da FPF ‘Futebol 2030’.

 

Fonte/Foto: AF Bragança
 

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