Em 1904, no Seminário de S. José (então instalado no edifício onde hoje se situa a Biblioteca Municipal de Bragança), deu-se uma revolta dos seminaristas contra a rigidez e excesso de disciplina dos prefeitos e da reitoria. 120 anos depois daquele incidente, com enormes repercussões na época, aquele mesmo local acolheu, simbolicamente, o lançamento de um romance histórico que retrata “A Revolta no Seminário de Bragança”, da autoria de António Pinelo Tiza.
“Mais do que um romance, esta obra é um documento histórico, resultado de uma pesquisa aprofundada e séria, que retrata um episódio muito particular da história da nossa cidade”, enalteceu Paulo Xavier, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a sessão de lançamento da obra. “O Município de Bragança apoia, sempre, a cultura e a produção literária dos vários autores brigantinos”, sublinhou.
A sessão contou, também, com a presença de Fernanda Vaz Silva, Vice-presidente da Câmara Municipal, António Pinelo Tiza, autor, Roberto Afonso, em representação da editora Âncora, e do Pe. Fernando Calado, responsável pela apresentação da obra.
Fonte/Foto: CM Bragança