Foi assinado, no passado dia 05 de fevereiro, em São Tomé e Príncipe, o protocolo de colaboração entre o Município de Bragança e a Câmara Distrital de Água Grande, cidades irmãs desde 22 de junho de 2010, com o objetivo de serem apresentadas candidaturas à Rede de Cidades Criativas da Unesco, na área da gastronomia.
Nessa cerimónia, o Presidente da Câmara Distrital de Água Grande, Tomé Pereira, entregou ao Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier, a Chave da Cidade, como reconhecimento pelas profícuas relações de amizade e de cooperação existentes entre as duas cidades.
A candidatura de Bragança será apresentada durante este mês e a de Água Grande, em 2027. De realçar que, nesta data, nenhuma cidade de São Tomé e Príncipe integra essa relevante Rede da Unesco.
Este projeto conjunto integra-se na estratégia dos dois territórios de promoção e valorização dos produtos endógenos e do rico património gastronómico, mas também da cultura e das tradições locais, assentes na criatividade, inovação e envolvimento da comunidade e dos diferentes stakeholders, contribuindo para um desenvolvimento sustentável, alinhado com os ODS das Nações Unidas.
A delegação de Bragança foi, ainda, recebida pelo Embaixador de Portugal em S. Tomé e Príncipe, Luís Leandro da Silva, tendo os dois municípios apresentado alguns dos projetos de cooperação levados a cabo durante os 15 anos de geminação, bem como as ações para o futuro, nomeadamente a capacitação de quadros e a preparação da candidatura à Unesco, que contará com o apoio institucional dessa Embaixada, por considerar que é relevante para os dois territórios.
Na Roça de S. João de Angolares, foi promovida uma reunião de trabalho com João Carlos Silva, um conhecido e conceituado Chef, que durante anos foi o rosto do programa da RTP "na Roça com os Tachos" e que aceitou o convite para integrar a Comissão de Honra da candidatura de Bragança.
Teve, ainda, lugar uma demonstração gastronómica de produtos transmontanos e santomenses, pelo Chef António, do Centro de Formação Profissional de Bragança e pela Chef Vilma, de S. Tomé.
Realizou-se a visita à Universidade de São Tomé, que será um parceiro estratégico na preparação da candidatura e procedeu-se à entrega de material escolar ao jardim de infância de S. Marçal, oferecido pelo Município de Bragança.
Fonte/Foto: CM Bragança