A aldeia de Paçó de Rio Frio, situada na União das Freguesias de Rio Frio e Milhão, foi palco, este fim de semana, da exposição artística inédita – “Traz-Arte-Aos-Montes”, que contou com a participação de 14 criadores de diferentes nacionalidades e algumas obras realizadas com a própria comunidade local.
“É uma iniciativa muito relevante que confirma a estratégia do Município para a cultura, como meio de desenvolvimento mais harmonioso e integrado do território”, referiu Fernanda Vaz Silva, Vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a inauguração da exposição. “Trata-se de uma mostra que enaltece as nossas raízes e cruza-a com olhares de artistas de diferentes geografias”, enalteceu.
Além da inauguração da exposição, decorreu uma peça de teatro etnográfico amador, protagonizado pelas gentes da aldeia, que recordou vivências agrícolas e sociais de outros tempos.
Esta mesma exposição estará presente no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, a partir de 12 de outubro.
Este evento faz parte de uma iniciativa promovida pelo grupo “Le Colletif des Occasionnels”, liderado por Fernanda Pereira, artista plástica com raízes familiares em Paçó de Rio Frio. Inspirada pela sua ligação à aldeia, a artista convidou diversos intervenientes, provenientes de França, Bélgica, Portugal, assim como outros com ascendência luso-suíça e luso-francesa, para desenvolverem obras com enfoque em Bragança e a sua envolvência.
Fonte/Foto: CM Bragança