Foi aprovada a delimitação da área de reabilitação urbana de S. João de Deus, publicada esta quinta-feira, dia 16 de janeiro, no Diário da República.
Este “lugar”, sítio do Sardoal, onde se converteu em Forte uma ermida, foi, desde então, palco de vivências dos sucessivos fazedores de Bragança.
Na iniciativa de requalificar este local, todo o espaço sofreu uma profunda alteração urbanística que permitiu que a modernidade e a história se complementassem. Cuidou-se da recuperação de edifícios que ainda aquartelaram o derradeiro Batalhão de Caçadores 3, para instalar o Centro de Memória do Forte de S. João de Deus.
Inaugurado em 2013, trata-se de um espaço interativo onde se explora a importância da presença militar em Bragança e que recorda a existência de uma fortificação que, em honra do seu santo padroeiro, foi designada como Forte de S. João de Deus.
É através de diferentes ferramentas, com módulos interativos e uma sucessão de placas informativas, que fornecem conhecimento e apresentam reconstituições históricas do território brigantino ao longo da sua história.
Fonte: CM Bragança | Turismo Bragança
Foto: CM Bragança