A Biblioteca Municipal de Bragança foi palco, ontem, do lançamento do “Atlas da raia hispano-lusa / Castilla y León – Centro e Norte de Portugal”. Trata-se de uma obra de grande relevância para o conhecimento do território transfronteiriço, que oferece uma perspetiva abrangente sobre a geografia, a história, o património e as dinâmicas socioeconómicas desta região fronteiriça.
“Este atlas permite uma análise prática, gráfica e abrangente das realidades e potencialidades do espaço raiano, pelo que se torna uma ferramenta útil no apoio a tomadas de decisão, apoio à gestão e planeamento do território, numa perspetiva regional abrangente”, considerou Paulo Xavier, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, na apresentação do livro.
Na cerimónia de lançamento deste Atlas marcou presença um dos seus autores, Luis Alfonso Hortelano Mínguez, professor do Departamento de Geografia da Universidade de Salamanca, o Vice-presidente da CCDR Norte, Jorge Sobrado, e o Secretário-Geral da Fundación Rei Afonso Henriques, José Luís Prada.
A edição do “Atlas da raia hispano-lusa / Castilla y León – Centro e Norte de Portugal” foi cofinanciada pela União Europeia, através do Programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.
Fonte/Foto: CM Bragança