“Acreditamos que esta medida é muito importante para as famílias que, à semelhança do que acontece um pouco por todo o País, enfrentam dificuldades relativamente aos gastos com a habitação. Permite, assim, que possam viver condignamente e em segurança”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier, na cerimónia de assinatura dos contratos de apoio ao arrendamento, no dia 7 de março, no Auditório Paulo Quintela.
O Fundo Municipal de Apoio ao Arrendamento para Habitação do Município de Bragança, criado em 2020 (na sequência das dificuldades enfrentadas pelas famílias resultantes da Covid-19), destina-se a apoiar famílias que tenham dificuldades em assegurar o pagamento dos valores de arrendamento no mercado privado, permitindo-lhes manter as famílias nos imóveis onde residem e assegurando o respetivo direito a uma habitação condigna.
Em 2024, avaliaram-se 114 candidaturas ao Fundo de Apoio ao Arrendamento do Município de Bragança, das quais 107 foram validadas.
Em 2020, a medida permitiu apoiar 27 famílias. Em 2021, 47 agregados familiares, sendo que em 2022 foram apoiadas 57. Em 2023, apoiaram-se 98 famílias.
O apoio ao arrendamento é concedido sob a forma de um subsídio de renda mensal, para o período de um ano, com efeito retroativos ao mês janeiro e válido até dezembro de 2024.