Em
A Voz de Bragança

2022/10/24

Bastonário defende melhores condições para atrair médicos para o Interior

Concelho

O bastonário da Ordem dos Médicos diz que é preciso criar condições para que deixe de haver falta de médicos no Interior.

Na inauguração da sede da Sub-Região de Bragança da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães sublinhou que o distrito já tem problemas e vai ter ainda mais. O bastonário adiantou também que é preciso gerir melhor a disponibilidade de médicos de família.

O presidente do Conselho Sub-Regional de Bragança da Ordem dos Médicos não sabe quantos médicos faltam no distrito, mas admite que são centenas e que o problema é transversal a todas as especialidades. António Andrade também quer que sejam criadas condições para atrair médicos e que, para isso, é preciso mais que dinheiro. Preocupações sobre a falta de médicos, no dia em que a Ordem dos Médicos do Norte inaugurou a sede da Sub-Região de Bragança.

O espaço foi inaugurado no Edifício do Principal, junto ao Memorial dos Combatentes da Grande Guerra, em pleno centro histórico. A sub-região de Bragança era a única do país que não dispunha de uma sede, o que dificultava a resposta, em várias áreas, aos profissionais da zona envolvente da cidade. O novo espaço garante, assim, condições de acesso a formação especializada, bem como tem capacidade para receber reuniões científicas.

O presidente do Conselho Sub-regional de Bragança, António Andrade, afirmou que a inauguração da sede à qual preside permite “colmatar uma falha, principalmente na área da formação”. Anteriormente, os médicos internos que necessitassem de aceder a formações online, eram obrigados a descolar-se até Vila Real ou até ao Porto. Além da formação, António Andrade, destaca ainda o “atendimento permanente no que toca aos assuntos administrativos”.

“Este novo espaço ao serviço dos médicos de Bragança vem dar resposta a uma série de necessidades e contribuir para uma efetiva proximidade entre os profissionais de Bragança e a Ordem que os representa a nível nacional”, referiu Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, no ato inaugural.

Miguel Guimarães também fez questão de marcar presença neste evento, que entendeu ser o culminar de mais um capítulo e uma grande realização para a Ordem dos Médicos a nível local e nacional. “A inauguração da sede da sub-região de Bragança é a concretização de um grande objetivo. Fazer crescer o sentido de pertença e de comunidade é um dos principais propósitos da Ordem dos Médicos, servindo assim da melhor forma os profissionais e os cidadãos”.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Sete detidos por tráfico e furtos em Bragança, Alfandega da Fé e Vila Flor
11/07/2025
Bragança acolheu XXVII Torneio de Futsal da Função Pública de Bragança
10/07/2025
Município cede prédio urbano para construção da nova Escola Superior de Saúde
10/07/2025
Festival Internacional de Folclore regressa à Cidade de Bragança
9/07/2025
Taça Transmontana de Futebol joga-se a 3 de agosto
9/07/2025
OS JOVENS EUROPEUS, A DEMOCRACIA E A EU
8/07/2025
Filipe Santos “Tim” convocado para a Liga Europeia de Futebol de Praia
8/07/2025
Eduardo Gonçalves é o convidado do "Universo AF Bragança"
8/07/2025