O “ENBE 2025 - XXI International Meeting of the Portuguese Association for Evolutionary Biology”, um evento anual que reúne biólogos evolucionistas, a desenvolver investigação em Portugal e no estrangeiro, e que funciona como um fórum dinâmico para investigadores em todas as fases da carreira, teve lugar em Brfagança.
Este encontro pretendeu promover a excelência científica, a colaboração e a coesão dentro da comunidade científica na área da Biologia Evolutiva.
Matthew Webster, da Universidade de Uppsala (Suécia), um dos oradores convidados do ENBE 2025, dinamizou ontem uma sessão plenária intitulada “The evolution of sex and recombination – lessons from the bee hive”, na qual explorou questões centrais sobre a evolução do sexo e da recombinação genética, recorrendo a perspetivas e exemplos inspirados na organização das colmeias das abelhas. Para além desta sessão plenária e das sessões temáticas, o ENBE 2025 conta com apresentações de pósteres e uma mesa-redonda subordinada ao tema “Evolução com todos: pontes entre ciência, educação e comunicação”.
Durante os dois dias, o programa inclui mais de 30 comunicações científicas, organizadas em cinco grandes tópicos: Arquitetura do Genoma; Evolução Estrutural e Biogeografia; Domesticação, Genómica Populacional e Conservação; Evolução Experimental e Adaptação; Coevolução, Evolução do Hospedeiro-Patógeno e do Parasita; e Hibridização, Introgressão e Diversidade Fenotípica.
A edição deste ano reúne mais de 100 participantes, entre estudantes, investigadores e docentes, que aproveitam este encontro para apresentar os seus trabalhos, trocar ideias e fomentar novas colaborações científicas.
O XXI ENBE é organizado pela Sociedade Portuguesa de Biologia Evolutiva (SPBE) e tem como entidades anfitriãs o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o Centro de Investigação de Montanha (CIMO) e o Laboratório Associado para a Sustentabilidade e Tecnologia nas Regiões de Montanha (SusTEC).
Fonte/Foto: IPB