O Município de Bragança renovou o apoio prestado às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Bragança e de Izeda, no âmbito do Serviço Municipal de Proteção Civil.
Assinados hoje (27 de janeiro), os protocolos contemplam apoios no valor global de 465 750 euros.
“Aos Municípios cabe a promoção e salvaguarda dos interesses próprios das respetivas populações, sendo que as Associações Humanitárias de Bombeiros desempenham um papel imprescindível e de grande relevo na prestação de serviços públicos no âmbito da segurança e do socorro das populações e respetivos bens, nas situações de emergência, pelo que estes protocolos são indispensáveis”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bragança será apoiada, assim, com 351 250 euros. Trata-se de uma subvenção financeira destinada a comparticipar os custos de funcionamento do atendimento permanente do Serviço Municipal de Proteção Civil, do Grupo de Intervenção Permanente e do Serviço Básico de Salvamento e Luta Contra Incêndios, bem como despesas relativas ao abastecimento de água às populações, a serviços de Autoescada e ao apoio prestados às atividades e eventos do Município.
Verbas que visam, desta forma, assegurar o socorro às populações com caráter regular, mediante a constituição de equipas que garantam, em permanência, a resposta a situações de emergência, bem como assegurar o atendimento permanente do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), o serviço permanente de prevenção de aeronaves no Aeródromo Municipal e o abastecimento de águas às populações necessitadas.
Além deste valor o protocolado, o Município de Bragança suporta, ainda, 92 372,36 euros, que fazem face a 50 por cento dos encargos anuais para o funcionamento da Equipa de Intervenção Permanente, bem como 34 570 euros relativos a seguros de acidentes pessoais e do ramo automóvel.
Já a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Izeda recebe um apoio financeiro anual de 114 500 euros, com vista a suportar encargos relacionados com o atendimento permanente do Serviço Municipal de Proteção Civil, o abastecimento de água às populações, serviços de Autoescada e o apoio prestado a atividades e eventos do Município.
A par do celebrado hoje, o Município de Bragança assegura, também, o pagamento de 92 372,36 euros para o funcionamento da Equipa de Intervenção Permanente e 9 364 euros para seguros de acidentes pessoais e do ramo automóvel.
Fonte/Foto: CM Bragança