Um ambicioso e agregador serviço do Município de Bragança, no âmbito do processo de transferência de competências para as autarquias, na área de Ação Social.
“O Município de Bragança assume este compromisso de forma séria e fará tudo para responder da melhor forma às necessidades do setor social. Nesse sentido, trabalhámos tanto ao nível técnico, com a alocação de recursos humanos especializados, como logístico, num espaço central da cidade e com todas as condições necessárias para prestar um serviço público de qualidade”, referiu Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a abertura do SAAS. “Este serviço irá concentrar várias respostas socias que outrora estavam dispersas pela cidade, o que permitirá uma objetividade maior para quem procura ajuda. O principal objetivo é responder às reais necessidades e vulnerabilidades da população”, sublinhou.
O SAAS tem como objetivos: garantir o atendimento e acompanhamento social da população em situação de maior fragilidade social; desenvolver mecanismos de autonomia e reforço das redes de suporte familiar e social; prevenir situações de vulnerabilidade social (pobreza, exclusão social, entre outros); Informar, aconselhar e/ou encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação; e mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional. O trabalho do SAAS será realizado tanto de forma autónoma, como em colaboração com as diferentes entidades com responsabilidade na área.
Nesse sentido, o Município passa a disponibilizar os serviços de atendimento no âmbito de ação social, acompanhamento de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) e encaminhamento para respostas sociais adequadas, no antigo edifício da Junta de Freguesia de Santa Maria (Rua Abílio Beça, 16). O atendimento presencial decorrerá de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
A equipa multidisciplinar do SAAS é composta por especialistas nas áreas de psicologia, serviço social e sociologia, com enquadramento na Divisão de Ação Social e Saúde do Departamento de Intervenção Social do Município de Bragança. A sua ação centra-se em residentes no Município de Bragança, sejam eles indivíduos ou agregados familiares em situação socioeconómica de comprovada vulnerabilidade.