Em
A Voz de Bragança

2024/04/22

Bragança comemora os 50 anos do 25 de Abril

Concelho

Mais de um mês dedicado às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, cujo programa inclui atividades e momentos para todo o tipo de público e para todas as idades.

“Prevemos mobilizar milhares de pessoas, desde a comunidade escolar, utentes IPPS do Concelho, forças políticas locais e público em geral”, como destacou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier, durante a apresentação do comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, que decorreu, hoje, na Sala de Atos do Teatro Municipal de Bragança.

São diversas as iniciativas propostas, com destaque para as Residências Artísticas - “Arte e os valores de Abril”, que decorre até ao mês de junho nos estabelecimentos de ensino públicos e privados do Concelho de Bragança, onde artistas locais, em conjunto com a comunidade escolar, executarão diversos trabalhos artísticos.

A Praça da Sé, em pleno Centro Histórico, vai acolher o “Jardim da Liberdade”, composto por centenas de cravos executados pelos utentes e alunos das IPSS de Bragança.

Com o objetivo de “aproximar” os jovens dos princípios da democracia participativa, vai decorrer a “Aproxima-te” – Sessão Evocativa do 25 de Abril com e para Jovens.

No dia 25 de Abril, dia principal das comemorações, realiza-se o Passeio pela Liberdade, que consiste na recriação do percurso realizado há 50 anos, data em que aconteceu a primeira manifestação popular de apoio ao MFA, que iniciou e terminou na Praça da Sé e que teve o seu ponto alto na escadaria do antigo BC3 (atualmente entrada dos Órgãos da Autarquia), a que se segue a inauguração do “Mural de Liberdade”, da autoria dos artistas Draw e Contra – Projeto Ruído, promovido pelo Turismo de Portugal e Município de Bragança, no edifício do Centro de Memória Forte São João de Deus. O programa prevê, ainda, a inauguração do Passeio da Liberdade e do Centro de Convívio de Alimonde, terminando com o concerto Canções de Abril, com bandas locais, na Praça da Sé.

Espetáculos no Teatro Municipal de Bragança, como “Fraternidade em Liberdade” e “Liberdade Minha”, Ciclo de Cinema das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, exposições no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, no Centro de Fotografia Georges Dussaud e na Biblioteca Municipal de Bragança, iniciativas dirigidas ao mais novos, como “O Escritor vai à escola”, exposições e visitas/jogo, uma exposição bibliográfica com os livros proibidos pela Direção dos Serviços de Censura, inauguração de painéis e murais alusivos à data e apresentação de livros, bem como momentos musicais integram, também, o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, que se prolonga até junho, com a realização do Festival Literário de Bragança (em maio) e a inauguração da Mostra “Arte e os valores de Abril”, em junho.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
AF Bragança recebeu seleções distritais femininas em workshop
3/04/2025
'Desporto Sénior no Meio Rural' promove envelhecimento ativo desde 2010
3/04/2025
Dois homens de 20 e 22 anos detidos por tráfico e apreensão de mais de 200 doses de haxixe
2/04/2025
AF Bragança promove “Doping - A importância da Verdade Desportiva”
2/04/2025
Bispo de Bragança-Miranda presente no debate “O Luto e as diferentes perspetivas religiosas”
1/04/2025
Bragança volta a associar-se a Abril - Prevenção dos Maus-Tratos na Infância
1/04/2025
MAIS DOLARES OU MAIS EUROS?
1/04/2025
Estádio Municipal da Guarda recebe Meias-Finais da Taça de Honra
31/03/2025