No dia 25 de março, o Município de Bragança foi distinguido com o Prémio Bandeira Mérito Social, reconhecendo o Fundo Municipal de Apoio ao Arrendamento para Habitação como uma medida de grande impacto social, no Concelho de Bragança.
Esta prática de mérito social foi analisada por um júri, formado por mais de trinta elementos, e submetida a uma matriz de avaliação específica, num conjunto de 532 candidaturas.
A Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES) foi a entidade que promoveu esta distinção e dinamizou o evento da entrega de prémios, realizado em Oliveira do Bairro, no Quartel das Artes.
Este evento juntou mais de 400 pessoas, para celebrar o mérito social, num contexto de valorização da inovação social, promovida pelas autarquias (municípios e juntas de freguesia).
Na sessão de abertura, estiveram presentes o Presidente do Município de Oliveira do Bairro, Duarte dos Santos Almeida Novo, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, o Presidente da ANGES, Ricardo Pocinho, e a Embaixadora do Mérito Social - Catarina Furtado. Durante a tarde, foram entregues vários prémios, no contexto da Sessão de entrega de Bandeiras de Mérito Social 2025.
Para receber este importante prémio na área social, estiveram presentes a Vice-Presidente do Município de Bragança, Fernanda Vaz Silva, acompanhada pelo Chefe da Divisão de Ação Social e Saúde, Sérgio Ferreira.
O Fundo Municipal de Apoio ao Arrendamento para Habitação, promovido pelo Município de Bragança, configura-se como a prestação de um apoio social ao arrendamento, dirigido às pessoas e famílias que não consigam aceder ao mercado privado da habitação, assegurando o respetivo direito a uma habitação condigna, através da atribuição de um subsídio de renda, quando não seja possível o arrendamento em habitação social, promovendo a permanência das famílias nos imóveis onde residem e a sua integração social no tecido urbano. No total, este município apoiou em cerca de 337.027,59€, desde 2020 até 2024, perfazendo um total de 340 famílias beneficiárias de um apoio ao arrendamento. Recentemente, para 2025, foram contempladas com este apoio 115 famílias, perfazendo um total anual de apoio de 140.617,00 euros.
Fonte/Foto: CM Bragança