A memória do saudoso erudito transmontano foi evocada este domingo, em Bragança, através da iniciativa cultural “Lembrar Adriano Moreira”.
Além de vários momentos emotivos, na presença de familiares e amigos do Professor, destaque para o lançamento da 4.ª Edição do Prémio Literário da Lusofonia Professor Adriano Moreira, este ano dedicado à categoria de “Prosa-Romance”, e o lançamento da obra vencedora da edição anterior – “A Língua Portuguesa”, de Fernando Cabrita.
Para Fernanda Vaz Silva, Vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança, “Adriano Moreira deixou um legado monumental à região e é, por isso, um dever e uma missão honrar a sua memória”.
A celebração teve início ao final da tarde, com uma eucaristia em memória de Adriano Moreira, na Igreja da Antiga Sé, presidida pelo Bispo da Diocese Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida.
Mais tarde, na Biblioteca Municipal, a sessão iniciou com um momento musical, pelos alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança, Rafael Dias e Rodrigo Dias, do 3.º e 5.º graus de violino, respetivamente, acompanhados, ao piano, por Raquel Semanas, do 6.º grau de piano, interpretando uma obra de A. Vivaldi.
Em seguida, decorreu a apresentação da 4.ª Edição do Prémio Literário da Lusofonia Professor Adriano Moreira, este ano dedicado a obras de “prosa-romance”. Este Prémio foi criado para promover a produção e a criatividade literárias, no âmbito da temática da Lusofonia, valorizando as relações culturais entre Instituições Culturais de Países de Língua Oficial Portuguesa e contribuir para a divulgação e prestígio da obra de autores que cultivam a diversidade dos valores culturais e identitárias dos Povos da Lusofonia.
Ato continuo, decorreu a apresentação da obra vencedora da terceira edição deste Prémio, dedicada à poesia, “A Língua Portuguesa”, de Fernando Cabrita. O lançamento ficou a cargo do Professor João Cabrita, que, além de apresentar a obra, promoveu uma cativante e emocionante sessão de poesia.
“Lembrar Adriano Moreira” foi promovido pelo Município de Bragança e pelo Conselho de Curadores da Biblioteca Adriano Moreira. O Prémio Literário da Lusofonia Professor Adriano Moreira é promovido pelo Conselho de Curadores da Biblioteca Adriano Moreira, tendo como entidade dinamizadora a Academia de Letras Trás-os-Montes e Alto Douro e a colaboração do Município de Bragança, do Instituto Politécnico de Bragança e da Diocese de Bragança-Miranda.