O projeto IBERLOBO_ON_BIKE foi oficialmente apresentado, na manhã de quarta-feira, dia 26 de fevereiro, no Centro del Lobo Ibérico, em Robledo de Sanabria (Espanha). Uma iniciativa transfronteiriça, liderada pelo Município de Bragança e com o envolvimento da Diputación de Zamora (que representa 60 ayuntamientos) e dos Municípios de Miranda do Douro e Vimioso, que tem como objetivo posicionar esta região fronteiriça como um destino de referência para o cicloturismo sustentável. O projeto ambiciona promover uma nova forma de explorar e desfrutar da região, oferecendo aos visitantes a oportunidade de descobrir o rico património natural, cultural e gastronómico da região.
“Este é um projeto coletivo com intenção de desenvolver um produto turístico muito válido, para um segmento de público em franco crescimento e de grande valor, que se destaca pela vertente da sustentabilidade ambiental”, referiu, à margem da apresentação oficial do projeto, Paulo Xavier, Presidente da Câmara Municipal de Bragança. “A possibilidade de integração de modos de mobilidade suave e de energia verde é uma grande mais-valia desta iniciativa, que preza pela promoção de um turismo sustentável, pela dinamização económica para a região, pela promoção da cooperação transfronteiriça, pela preservação do meio ambiente e pela facilidade de acesso a todos, sejam eles ciclistas profissionais, amadores ou, simplesmente, uma família em passeio”, complementou, enaltecendo o facto de “este ser mais um exemplo da capacidade e visão estratégica do Município na captação de fundos comunitários que, de facto, podem alavancar a região e ser exemplo de boas práticas”.
Com um investimento superior a 920 mil euros, cofinanciado pelo programa Interreg POCTEP, o projeto será desenvolvido na sua plenitude até ao final de 2026, promovendo o turismo desportivo e a valorização dos espaços naturais protegidos. Para tal, prevê-se a criação de rotas cicláveis, sinalizadas digitalmente, evitando a instalação de elementos físicos que possam causar impacto na paisagem envolvente. Situados em áreas protegidas, como o “Parque Natural de Montesinho”, o “Parque Natural do Douro Internacional”, o “Parque natural del Lago de Sanabria y Sierras Segundera y de Porto” e o “Parque Natural de Arribes del Duero” (ver imagem em baixo), os mais de 500km da Rota IBERLOBO_ON_BIKE situam-se em plena Rede da Biosfera – Meseta Ibérica (classificação UNESCO).
Com este projeto, o Município de Bragança reafirma o seu compromisso com o turismo sustentável e a valorização do património natural e cultural, consolidando a região como um destino de excelência para o cicloturismo.
Fonte/Foto: CM Bragança