Em
A Voz de Bragança

2023/02/27

Câmara de Bragança assinala protocolos com Associações Humanitárias de Bombeiros do concelho

Concelho

Município de Bragança celebrou, na manhã desta segunda-feira,  27 de fevereiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal, protocolos de Cooperação Institucional entre o Município e as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Bragança e de Izeda, no âmbito do Serviço Municipal de Proteção Civil.

Este ano, os protocolos assinados representam um montante global de 421.973,34 euros. Um valor ao qual, somadas as contribuições que anualmente o Município atribui às corporações (pagamentos de seguros e outros protocolos com a ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, nomeadamente as Equipas de Intervenção Permanente), representa para os cofres da autarquia, aproximadamente, 540 mil euros.

O Município entende o trabalho destas duas corporações de Bombeiros como fundamentais para a segurança e bem-estar das populações, com um trabalho de grande rigor e qualidade, ao qual todos estamos muito gratos”, considerou Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a assinatura dos protocolos. “Este ano, o valor atribuído a cada uma das Associações Humanitárias de Bombeiros aumentou significativamente, por forma a acompanhar
o real aumento de despesa destas entidades, nomeadamente os valores dos vencimentos dos recursos humanos e do custo dos combustíveis”, sublinhou.

Desta forma, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bragança será apoiada com um total de 319.846,12 euros, relativos aos encargos do atendimento permanente do Serviço Municipal de Proteção Civil, do Grupo de Intervenção Permanente, do abastecimentode água às populações, do serviço com a autoescada, do serviço de busca e salvamento de animais, dos serviços prestados no apoio às atividades/eventos municipais e do serviço básico de salvamento e luta contra incêndios, nomeadamente no Aeródromo Municipal onde, diariamente, é garantido o apoio em todas as aterragens e descolagens de aeronaves, através da equipa de bombeiros de serviço permanente. O protocolo garante, também, a colaboração do Município nas despesas de seguros (viaturas e acidentes pessoais) e formação de recursos humanos.

Por sua vez, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Izeda será concedido um apoio financeiro anual de 102.127,22 euros, para atividades correntes da Associação, nomeadamente no âmbito do atendimento permanente do Serviço Municipal de Proteção Civil, do abastecimento de água às populações e dos serviços prestados no apoio às atividades/eventos municipais. À semelhança do protocolo com AHBVB, o documento assinado garante o apoio do Município nas despesas de seguros (viaturas e acidentes pessoais).

Além dos valores correspondentes aos protocolos hoje assinados, o Município assegura, também, o pagamento integral dos seguros das viaturas de serviço e de acidentes pessoais a todos os trabalhadores das duas Corporações, este ano estimados em 32 mil euros. É assumido, também, o pagamento de 50% das despesas inerentes às Equipas de Intervenção Permanente, num total previsto de cerca de 116 mil euros. Assim, no global, estima-se que o valor investido pelo Município nas duas Corporações de Bombeiros, ao longo do ano, seja de, aproximadamente, 540 mil euros (+ 40 mil euros face ao ano anterior).

Recorde-se que, tal como nos anos anteriores, os protocolos serão ajustados, no final do seu prazo, mediante os serviços reais prestados pelas corporações.

 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Radares da PSP Bragança | abril 2025
4/04/2025
Auditório Paulo Quintela recebe “Roadshow Voluntariado”
4/04/2025
AF Bragança recebeu seleções distritais femininas em workshop
3/04/2025
'Desporto Sénior no Meio Rural' promove envelhecimento ativo desde 2010
3/04/2025
Dois homens de 20 e 22 anos detidos por tráfico e apreensão de mais de 200 doses de haxixe
2/04/2025
AF Bragança promove “Doping - A importância da Verdade Desportiva”
2/04/2025
Bispo de Bragança-Miranda presente no debate “O Luto e as diferentes perspetivas religiosas”
1/04/2025
Bragança volta a associar-se a Abril - Prevenção dos Maus-Tratos na Infância
1/04/2025