Entretanto, a decisão foi alterada, dado que o Governo aprovou o financiamento do BUPI com verbas do PRR.
O Município de Bragança congratulou-se com esta decisão, pelo que irá manter aberto o BUPI, relevante para o território e de grande utilidade para os cidadãos.
O Município de Bragança instalou, em janeiro de 2022, no Mercado Municipal, o Balcão Único do Prédio (BUPi), no âmbito de candidatura apresentada pela Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes e aprovada pelo Programa Norte 2020, assumindo o Município 15% da despesa elegível.
Esta candidatura terminou em 16 de junho, tendo o Município de Bragança, em vários contactos com a Estrutura de Missão do BUPi, com tutela partilhada pelas áreas governativas da Justiça e do Ambiente, transmitido a disponibilidade em continuar a implementação deste projeto, mesmo que para isso tivesse de continuar a assumir a componente financeira dos 15% da despesa, dado entender ser um projeto relevante para o território e de utilidade para os cidadãos.
De referir que o BUPi do Município de Bragança já georreferenciou mais de 43 mil matrizes rústicas, tendo alcançado recentemente o 1.º Prémio na categoria produtividade, com mais matrizes georreferenciadas no ano de 2022, no universo dos 153 Municípios aderentes a este projeto.