Durante este fim-de-semana, comemorou-se, em Bragança, o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa.
A iniciativa iniciou, na passada na sexta-feira, a abertura oficial do evento, presidida pelo Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias e pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier. Seguiram-se várias mesas redondas e debates a cargo das diversas Confrarias, críticos gastronómicos, chefs e associações.
No sábado, as atividades prosseguiram com a Banca na Praça, com produtos de diversas confrarias, degustações e provas de vinhos de Trás-os-Montes. Foi ainda inaugurada a exposição “Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa em Imagens, 2015/2024”, no Mercado Municipal.
No domingo, dia principal do event, iniciou-se com uma Missa na Igreja da Sé, seguida de uma arruada pelas 28 Confrarias Gastronómicas participantes, do Continente, Madeira e Açores. Já na Sala de Atos do Teatro Municipal de Bragança, a Sessão Comemorativa do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa contou com várias Homenagens, a apresentação do novo site da Federação e a apresentação do selo comemorativo do “Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa 2024”.
No momento de honra, Virgílio Gomes presenteou os convidados com uma Oração de Sapiência intitulada “O Vinho e a Castanha”.
A cerimónia comemorativa foi presidida pelo Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes e pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier e contou, também, com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, bem como do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que encerrou a Sessão.
“Bragança é hoje, sinónimo de um território mais atrativo, para Viver, Visitar e Investir. Mas, também, mais dinâmico, inovador, inteligente, competitivo e acolhedor, capaz de competir com outros territórios da Europa, nos índices de desenvolvimento e qualidade de vida. É amplamente reconhecido que, em Bragança, a Gastronomia assume uma relevância muito especial, sendo um dos principais motivos pelo qual as pessoas visitam o nosso Concelho, assumindo-se como um dos principais ativos turísticos deste território” salientou o Presidente da Camara Municipal de Bragança, Paulo Xavier, durante a Sessão Comemorativa.
O Conservatório de Música e Dança de Bragança também subiu a placo, com a Professora Aušra Bernatavičiūtė que interpretou duas peças ao piano.
As Comemorações do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa são promovidas pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas com o apoio do Município de Bragança.