“É para o Município de Bragança um enorme orgulho acolher as celebrações de tão prestigiada instituição nacional”, referiu Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança. “Uma ação que, apesar de se centrar em Bragança, irá, também, contar com iniciativas noutros Concelhos do Distrito.
As comemorações iniciarão, dia 24 de junho, com a Cerimónia de Hastear das Bandeiras, uma Exibição Cinotécnica, a Inauguração de Atividades Militares Complementares (Expo Força Aérea) e um Concerto Popular pela Banda de Música da Força Aérea, no Castelo de Bragança. No dia 30 de julho decorrerá um Evento Cultural e musical “Força Aérea – Bragança”.
No dia 1 de julho, dia principal das comemorações, terá lugar a Cerimónia Militar, na Avenida Dom Sancho I. Haverá também lugar, no mesmo dia, uma prova de orientação solidária. O Concerto oficial ocorrerá, nessa noite, no Teatro Municipal de Bragança.
No dia 2 de julho, após a Missa de Ação de Graças e Sufrágio, que acontecerá na Catedral de Bragança, a Exposição estática e demostração de capacidades da Força Aérea no Aeródromo Municipal de Bragança será, certamente, um dos pontos altos destas comemorações, que terminam no dia 02 de julho, com o arrear das bandeiras.
O dia da apresentação ficou, também, marcado pelo lançamento do livro “Voar para Salvar 2022 – uma obra que apresenta histórias de vida e salvamentos realizados nas missões da Força Aérea.
Foi também inaugurada a exposição “A voar protegemos”, com pinturas de António de Lemos Viana, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira.