Bragança recebeu a visita do Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP). Depois de uma sessão onde foram assinados protocolos da CPV com diversas entidades e da cerimónia de tomada de posse para diferentes órgãos da instituição, o dia ficou marcado pela inauguração da Academia da Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Bragança e pela homenagem à Dr.ª Soledade Soeiro, a título póstumo.
“O trabalho altruísta e empenhado desta instituição é, sem dúvida, um exemplo para o País e, certamente, um orgulho para a nossa comunidade”, referiu Paulo Xavier, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, no ato inaugural, sublinhando a “forma voluntária e o trabalho a favor do próximo que a CVP promove na sociedade”. “Esta Academia é, agora, mais um espaço para alavancar o trabalho humano e solidário da Cruz Vermelha cujo impacto é muito positivo para este concelho, tanto na cidade, como no meio rural”, disse.
Primeiro, o auditório da Escola Superior de Educação foi palco de uma sessão onde foram empossados os membros da direção da Delegação de Vinhais e os novos membros zeladores da Delegação de Bragança. Na mesma cerimónia, foram assinados protocolos de cooperação e de apoio ao funcionamento da Academia da Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa no distrito de Bragança, entre a CPV e o Instituto Português do Desporto e da Juventude, a Unidade Local de Saúde do Nordeste e, também, uma adenda ao já existente com o Instituto Politécnico de Bragança.
Mais tarde, foi inaugurada uma viatura de transporte e, também, o novo espaço da Academia da Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Bragança, a partir de hoje instalada no Shopping do Loreto, junto à Avenida Sá Carneiro. Em ambos os momentos, foi evocada a memória da Dr.ª Soledade Soeiro, sendo que tanto o novo veículo, como as novas instalações, foram doadas à instituição pela família.