A Escola de Futebol Crescer, filiada na AF Bragança, recebeu esta quinta-feira, 14 de novembro, a Bandeira da Ética atribuída pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada na sede da AF Bragança.
A Bandeira da Ética reconhece a promoção dos valores éticos no desporto das coletividades e é um selo de qualidade das atividades desportivas desenvolvidas pela Escola Crescer.
“Quando criámos a nossa escola quisemos ser diferentes. O mais importante é o respeito pelo adversário e os princípios que são incutidos aos miúdos. É o resultado do trabalho desenvolvido na formação. Não é qualquer treinador que treina na nossa escola”, destacou Francisco Rodrigues, Presidente da Escola Crescer.
A certificação da Bandeira da Ética tem validade de dois anos, não sendo renovável automaticamente, e reconhece à Escola Crescer capacidade para integrar este projeto na área da ética desportiva e educação para os valores no desporto.
A Bandeira da Ética insere-se no Plano Nacional da Ética (PNE) e tem diferentes iniciativas. “Compreende várias ações, desder o Cartão Branco à Formação. A bandeira da ética resulta da candidatura das entidades e pode ser por Iniciativa, Projeto, Departamento ou Setor, sendo que só as entidades os departamentos é que recebem a bandeira física. Tem como objetivo promove os valores mais nobres do desporto, que são a ética e o desporto, através de ações dentro e fora dos clubes”, explicou Vítor Dias, Diretor Regional do Norte do IPDJ.
Entretanto, o IPDJ vai avançar com a atribuição das bandeiras de ouro, prata e bronze às entidades que renovam a certificação.
Vítor Dias lembrou que não são só os clubes podem candidatar-se à Bandeira da Ética. Municípios e associações, por exemplo, podem submeter a candidatura. A AF Bragança já deu início ao processo de candidatura. “Já iniciamos o processo e vamos focar-nos na candidatura para, em breve, recebermos a Bandeira da ética. É um selo importante para o processo de Certificação de Entidades Formadoras e temos de dar o exemplo aos clubes”, referiu António Ramos, presidente da AF Bragança.
No distrito de Bragança apenas quatro coletividades foram certificadas com a Bandeira da Ética: Escola Crescer, CSP Vila Flor, AD Paredes e Ginásio Clube Mirandelense.
Fonte/Foto: AF Bragança