A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança assinalou, este sábado, uma dupla efeméride: o 41.º Aniversário da Escola e, simultaneamente, o Dia Mundial do Professor.
“O IPB e a ESEB são responsáveis não apenas pela formação académica dos seus alunos, mas também pelo desenvolvimento humano de cada um. Aqui, nesta casa, ensina-se a fazer, claro, mas ensina-se, fundamentalmente, a ser”, referiu Paulo Xavier, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a sessão de abertura da iniciativa. “Um papel fundamental que acontece através dos seus professores. Sobre eles, a ESE não poderia celebrar o seu aniversário em melhor dia”, afirmou, recordando que “hoje é o Dia Mundial do Professor”. “Na ESEB formam-se professores, educadores e tantos outros profissionais da área social, importantíssimos para o desenvolvimento dos nossos territórios”, considerou, enaltecendo, por fim, “a importância e a função dos professores, que vai muito além de promoverem a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências em várias áreas científicas”. “Os professores assumem um papel transformador na vida dos seus alunos, onde se inclui o saber estar, algo de grande responsabilidade que merece ser enaltecido”, concluiu.
Do vasto programa, destaque para a apresentação do livro: “Estudo sobre Crenças, Saberes e Práticas dos Professores”, da autoria de docentes da ESEB (Cristina Martins, Angelina Sanches, Cristina Mesquita, Graça Santos, Ilda Freire Ribeiro, Maria do Céu Ribeiro, Raquel Patrício e Rosa Novo), editada com a Comunidade Intermunicpal das Terras de Trás-os-Montes, no âmbito do Plano Integrado e Inovador do Combate ao Insucesso Escolar.
Fonte/Foto: CM Bragança