A Autarquia realizou uma visita ao Conservatório de Música e Dança de Bragança, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, para conhecer de perto o trabalho desenvolvido e avaliar as necessidades deste importante equipamento cultural.
Uma oportunidade para perceber melhor as condições atuais, identificar prioridades e articular sobre a gestão do espaço, garantindo que continue a servir a comunidade com qualidade e dedicação.
O Conservatório de Música e Dança de Bragança, criado em 2004, pela Fundação “Os Nossos Livros”, cujo projeto contou com o apoio do Município de Bragança, é um estabelecimento de Ensino Artístico Especializado de Música e de Dança que tem vindo a marcar presença, de uma forma positiva, na educação e formação artística de jovens e adultos do território de Bragança.
A sua criação visava o objetivo de promover e desenvolver atividades culturais e artísticas de forma a consciencializar a comunidade sobre a importância das artes no processo de desenvolvimento global do indivíduo. Foi nessa lógica de desenvolvimento global, ampliando horizontes que, em setembro de 2012, o Conservatório alargou a sua oferta com ao Curso de Dança ministrado na Escola de Dança, edifício cedido através da assinatura de protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Bragança e a Fundação “Os Nossos Livros”. A Escola de Dança foi integrada no Conservatório de Música de Bragança que passou a designar-se Conservatório de Música e Dança de Bragança.
Desde setembro de 2009, os alunos que apresentam os requisitos definidos pelo Ministério da Educação podem frequentar o Curso Básico de Música em regime articulado. O curso é financiado através de Contrato de Patrocínio com o Ministério da Educação, sendo o plano de estudos do Conservatório articulado com o plano curricular da escola de ensino regular que os alunos frequentam. Em setembro de 2013, a frequência do curso básico em regime articulado foi alargada para a área da Dança.
Fonte: CM Bragança
Foto: Conservatório de Música e Dança de Bragança