Em
A Voz de Bragança

2022/10/31

"Falta castanha na indústria da transformação devido à seca", transmitiu a Sortegel instalada em Bragança

Concelho

A Sortegel instalada em Bragança é considerada uma das unidades de referência a nível europeu na transformação e exportação de castanha e, em plena campanha, este ano só ainda rececionou 300 toneladas, quando no ano anterior, em igual período, o número foi de 1.300 toneladas.

 

A seca atrasou a castanha em Trás-os-Montes e os efeitos já se sentem na indústria de transformação e exportação do fruto. A Sortegel, em Bragança, é principal fábrica da região a trabalhar com castanha e está com muito pouco movimento, comparando com outros anos

A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, disse, em Vinhais, na Rural Castanea, que é preciso esperar para avaliar as quebras mas lembrou que há medidas para ajudar os agricultores. "A esta altura, a Sortegel transmitiu-nos que, em ano normal, já teria laborado cerca de 1300 toneladas de castanha. Este ano ainda não chegou às 400 toneladas. Há um atraso na produção e, portanto, vamos aguardar. De qualquer modo, aquilo temos vindo a disponibilizar medidas e agora estamos a ultimar uma medida onde o sector da produção de castanha pode vir a concorrer, proposta por Portugal, à Comissão Europeia. Vamos disponibilizar 51 milhões de euros, mais sete do Orçamento do Estado, para podermos apoiar as culturas temporárias e permanentes de regadio e de sequeiro".

O presidente da câmara de Vinhais, Luís Fernandes, também considerou, na abertura da feira, que o melhor é esperar para ver. "Temos que aguardar para ver os valores da quebra, porque está realmente atrasada. O preço está ligeiramente mais alto, mas é normal, porque há menos".

Na semana passada, o Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República questionou a ministra sobre o investimento em regadio no Vale da Vilariça, pedindo intervenções de modernização e construção de novos regadios. Questionada sobre esta matéria, a ministra disse que os compromissos com a região têm sido cumpridos. "Entre obras já concluídas, obras que se estão a desenvolver e outras que ainda não começaram, são 65 milhões. Em relação à Burga e ao Cerejal,

A ministra passou, sexta-feira, pela região. Visitou a Sortegel, em Bragança, e esteve na abertura do certame de Vinhais, dedicado à castanha.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Proteção Civil de Bragança encontra-se no terreno a acompanhar a situação meteorológica
23/01/2026
Seis detidos por suspeitas de furtos em residências
23/01/2026
Atletas brigantinos em preparação para o Torneio Interassociações
22/01/2026
Município de Bragança ativa medidas preventivas para forte queda de neve
22/01/2026
“Tim” do Vila Flor SC convocado para a Seleção Nacional de Futebol de Praia
21/01/2026
Autarquia de Bragança reforça segurança e bem-estar no concelho
21/01/2026
EUROPEUS E SUL-AMERICANOS FINALMENTE DE BRAÇO DADO
20/01/2026
Tradições Gastronómicas de Inverno regressam de 13 a 17 de fevereiro
20/01/2026