Mais de 800 alunos dos diferentes Agrupamentos de Escolas de Bragança participaram, na passada quinta-feira, nas iniciativas “Alista-te por um dia”, “Cidadania e Forças Armadas” e “Portugal e Forças Armadas”, no âmbito do Programa de Divulgação das Forças Armadas Portuguesas.
Uma iniciativa das Forças Armadas Portuguesas, com o apoio do Município de Bragança, que antecipa as comemorações do 71.º Aniversário da Força Aérea Portuguesa, que decorrerão em Bragança a 1 de julho de 2023.
As atividades foram acompanhadas, presencialmente, pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General João Cartaxo Alves, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, entre outras entidades civis e militares.
“Esta iniciativa e as que se seguirão até ao próximo ano, aquando das comemorações do aniversário da Força Aérea Portuguesa em Bragança, são uma oportunidade importante para um contacto direto e próximo da comunidade brigantina com as autoridades militares nacionais”, referiu Hernâni Dias. “Em particular para os nossos jovens, esta aproximação às Forças Armadas Portuguesas, aos seus profissionais e meios operacionais, pode significar um importante momento de descoberta e, quem sabe para alguns, uma oportunidade de futuro profissional”, considerou, sublinhando que “a envolvência da comunidade será também um importante fator para o decorrer das atividades e para engrandecer esta presença da Força Aérea Portuguesa em Bragança”.
No Auditório da Escola Secundária Emídio Garcia, alunos do 12º ano assistiram a uma conferência da iniciativa “Portugal e Forças Armadas”, subordinada ao tema “As Forças Armadas do Século XXI”, proferida pelo Comandante do Regimento de Infantaria N.º 19, Coronel Couto Gomes, e pelo CEMFA, General João Cartaxo Alves.
No mesmo local, alunos do 9º ano de escolaridade receberam as Forças Armadas, no âmbito da iniciativa “Cidadania e Forças Armadas”, para uma palestra sobre a missão da Marinha, do Exército e da Força Aérea, com enfoque no empenhamento em contexto nacional e internacional.
Pelos céus brigantinos, ecoo o imponente som de dois aviões F16 da Força Aérea Portuguesa, que sobrevoaram a cidade, assinalando o acontecimento.