O Fórum Municipal para a Igualdade de Género e Não Discriminação será realizado no próximo dia 7 de dezembro, pelas 14h30, no Auditório Paulo Quintela, momento aberto à comunidade para discussão e reflexão sobre as questões relacionadas com a igualdade de género, bem como futuras ações promotoras de uma vida local mais igualitária.
Sendo prioridade do Município de Bragança a eliminação dos estereótipos, o combate à discriminação e a prevenção, o combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica, na linha dos objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual” (ENIND), pretende-se construir, de forma participada, um plano municipal para a igualdade e não discriminação.
Este plano municipal já se iniciou com as fases de diagnóstico, interno e externo, que envolveram diferentes atores locais em reuniões de discussão e priorização de problemas e nas quais participaram cidadãos comuns, entidades públicas e privadas e associações locais.
As autarquias locais, pela sua proximidade com as populações, assumem-se assim como impulsionadoras e agentes de desenvolvimento, envolvendo neste esforço os parceiros da Rede Social de Bragança, da rede educativa local e todos os parceiros interessados na promoção de práticas sociais igualitárias, integrando a perspetiva de género em planos, programas, projetos e ações no interior e exterior das organizações locais.
O seu envolvimento direto é fundamental, pois consideramos que este apelo à participação dos cidadãos e organizações, contribuindo com ideias e propostas, permite, num futuro próximo, uma vida local mais igualitária e sem discriminação.
Contamos com a sua participação neste Fórum Municipal no dia 7 de dezembro (quarta-feira), pelas 14h30, no Auditório Paulo Quintela – Bragança.
Este é um momento importante para tornar o poder local e das organizações mais próximos dos cidadãos e cidadãs, procurando combater qualquer forma de desigualdade e discriminação de género.