Em
A Voz de Bragança

2024/01/22

FPF em parceria com a AF Bragança trouxe campeões de futsal da Europa e do Mundo

Desporto

Contribuir para o crescimento dos guarda-redes de futsal das equipas de formação e dotar os treinadores de ferramentas que permitam a evolução dos jovens numa posição tão específica são os principais objetivos do Projeto 1 – Escola de Guarda-Redes de Futsal.

O projeto da Federação Portuguesa de Futebol, em parceria com as associações distritais e regionais, neste caso a AF Bragança, passou por Macedo de Cavaleiros, esta sexta-feira e sábado, e trouxe nomes sonantes do panorama nacional da modalidade.

Ricardo Azevedo, técnico nacional e Campeão do Mundo universitário de futsal feminino, Bebé, antigo guarda-redes da Seleção Nacional e Campeão do Mundo e da Europa, e Pedro Cary, antigo internacional de Portugal e Campeão da Europa, foram os formadores presentes na formação, que contou com uma componente teórica, realizada na sexta-feira, no Centro Cultural, e prática, este sábado, no Pavilhão Municipal.

A posição de guarda-redes é muito específica e, por isso, é importante aportar conhecimento aos jovens atletas e aos seus treinadores. “O nosso objetivo, acima de tudo, é ajudar a que o treino de guarda-redes seja cada vez melhor. Se costumámos dizer que o guarda-redes é meia equipo e que se não fosse ele a equipa não tinha ganho, então temos de ensinar e ajudar os treinadores principais a dar mais valor ao guarda-redes”, realçou o selecionador nacional, Ricardo Azevedo.

Mais importante que praticar futsal é não descurar da escola. O técnico lembrou os mais novos que o plano A é sempre os estudos e deu como exemplo os dois antigos internacionais, Bebé e Pedro Cary, que jogaram ao mais alto nível e licenciaram-se em Educação Física.  “O vir o Bebé e o Cary é no fundo para dar o exemplo. É para eles perceberem que é possível conciliar o futsal com a escola. A escola é muito importante para nós e o Bebé e o Cary são um grande exemplo pela forma como conciliaram as suas carreiras com a parte académica”.

O Projeto 1 – Escola de Guarda-Redes de Futsal foi lançado em 2017 e, desde então, tem percorrido as associações distritais e regionais de futebol. Esta foi a segunda vez que iniciativa chegou ao distrito de Bragança, depois de em 2018 ter contado com o antigo internacional português João Benedito e Pedro Palas, treinador de guarda-redes da FPF.

Este é também um espaço de observação dos potenciais talentos para a baliza. “Solicitámos à AF Bragança pelo menos 10 guarda-redes que nunca tivessem ido às seleções nacionais. A ideia é aumentarmos o leque de jogadores ilegíveis para as seleções nacionais”, rematou.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Transmontanos regressam às vitórias no Campeonato de Elite
30/06/2025
Conlelas promoveu a tradição da bênção das máquinas agrícolas e homenageou Pedro Veiga
30/06/2025
Torneio Interfreguesias regressa ao Concelho de Bragança
27/06/2025
Bragança acolhe este sábado Mercado de Rua e Festival de Street Art
27/06/2025
Contagem decrescente para Férias Desportivas e Culturais em Bragança
26/06/2025
Detidos dois homens por tráfico de estupefacientes e posse ilegal de armas
26/06/2025
Zona Histórica de Bragança encerrada ao trânsito de 25 a 27 de junho
25/06/2025
ULS Nordeste alarga consultas de Medicina Dentária a todos os concelhos do distrito de Bragança
25/06/2025