Em
A Voz de Bragança

2023/02/20

Gastronomia: Bragança candidata à Rede de Cidades Criativas da UNESCO

Concelho

A criatividade e inovação enquanto forma de valorização do território, no geral, e da gastronomia, em particular, são um ponto essencial de alavancagem do turismo e da economia local. Assim considera o Município de Bragança, que apresentou, no Auditório Paulo Quintela, a sua candidatura à Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria Gastronomia.

“Esta Rede representa uma excelente plataforma para o desenvolvimento de parcerias promotoras da inovação, das indústrias culturais e criativas, e de atividades, nomeadamente económicas (onde se inclui, também, o turismo), ligadas à gastronomia”, referiu, durante a sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias. “Como todos sabemos, Bragança é um território criativo e autêntico, em diferentes áreas, assumindo a Gastronomia uma relevância muito especial, sendo um fator de atratividade deste território. É indiscutível e reconhecida por todos a qualidade, variedade e riqueza da gastronomia de Bragança”, sublinhou.

A sessão de abertura contou, também, com a intervenção do Vice-presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, Inácio Ribeiro. Do programa da apresentação constou, ainda, a intervenção do gastrónomo e investigador da história da alimentação, Virgílio Gomes, que destacou a relevância da gastronomia transmontana nas dinâmicas de tradição e criatividade. Houve, também, espaço para uma partilha de experiências com algumas cidades pertencentes à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, como Braga, Barcelos e Santa Maria da Feira. Um momento que teve a moderação do Vereador da Câmara Municipal de Bragança com os pelouros do turismo e promoção económica, Miguel Abrunhosa. Depois, foram apresentadas as linhas gerais do projeto e as diversas atividades complementares, por Carlos Medeiros. Por fim, encerrou a sessão a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

A Rede de Cidade Criativas foi criada, pela UNESCO, em 2004, e procura desenvolver a cooperação internacional entre cidades que identificam a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável.

Esta Rede tem por objetivos a promoção e fortalecimento das indústrias culturais a nível local e a cooperação ativa a nível internacional. Atualmente, a rede integra 295 cidades membro desta Rede, das quais 9 são portuguesas. Na área da gastronomia, à qual Bragança é candidata, existem 49 cidades.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Sete detidos por tráfico e furtos em Bragança, Alfandega da Fé e Vila Flor
11/07/2025
Bragança acolheu XXVII Torneio de Futsal da Função Pública de Bragança
10/07/2025
Município cede prédio urbano para construção da nova Escola Superior de Saúde
10/07/2025
Festival Internacional de Folclore regressa à Cidade de Bragança
9/07/2025
Taça Transmontana de Futebol joga-se a 3 de agosto
9/07/2025
OS JOVENS EUROPEUS, A DEMOCRACIA E A EU
8/07/2025
Filipe Santos “Tim” convocado para a Liga Europeia de Futebol de Praia
8/07/2025
Eduardo Gonçalves é o convidado do "Universo AF Bragança"
8/07/2025