Em
A Voz de Bragança

2023/03/06

Governo investe cinco milhões de euros para melhorar condições de trabalho da GNR de Bragança

Concelho

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, indicou que está em curso um investimento de cinco milhões de euros no distrito de Bragança para melhoria das condições de trabalho da Guarda Nacional Republicana (GNR).

O investimento estimado é de cerca de cinco milhões de euros, embora o ministro tenha advertido para o contexto das obras públicas que “estão a ser adjudicadas acima do que era previsto, dado os efeitos da inflação”.

Não havendo imprevistos, segundo José Luís Carneiro, os projetos de execução deverão estar concluídos até março, abril, os contratos com as câmaras municipais serão feitos entre abril e junho, e haverá condições para lançar as obras a concurso entre junho e julho.

Depois disso, será necessário contar “com cerca de seis meses em termos de concurso público”, como acrescentou, o que implicará a conclusão de todo o processo administrativo só no final do ano.

Estes investimentos nos quartéis da GNR do distrito de Bragança fazem parte de um conjunto em curso em todo o país que totaliza 607 milhões de euros, 123 milhões dos quais estão em execução.

O ministro lembrou que o distrito de Bragança foi também reforçado, em 2022, com 34 novos militares da GNR e disse que para 2023 irão ser avaliadas “as necessidades e se é necessário reforçar os meios”.

O governante destacou que Bragança é um dos distritos portugueses que contribuiu para que Portugal seja considerado um país seguro, com níveis de criminalidade baixos, e o registo de menos 100 ocorrências em 2022, quando comparado com 2019, o ano antes da pandemia.

A GNR é responsável pela maior parte do território do distrito de Bragança, com um efetivo de 625 elementos que o comandante distrital, Lobo de Carvalho, disse que “são suficientes para prestar um serviço de qualidade e de segurança”.

O comandante indicou que o propósito é esta força crescer, nesta região, em áreas como o apoio ao patrulhamento e “qualificar ainda mais as especialidades dos serviços, nomeadamente na investigação criminal” ou no serviço de proteção do ambiente e da natureza.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Radares da PSP Bragança | abril 2025
4/04/2025
Auditório Paulo Quintela recebe “Roadshow Voluntariado”
4/04/2025
AF Bragança recebeu seleções distritais femininas em workshop
3/04/2025
'Desporto Sénior no Meio Rural' promove envelhecimento ativo desde 2010
3/04/2025
Dois homens de 20 e 22 anos detidos por tráfico e apreensão de mais de 200 doses de haxixe
2/04/2025
AF Bragança promove “Doping - A importância da Verdade Desportiva”
2/04/2025
Bispo de Bragança-Miranda presente no debate “O Luto e as diferentes perspetivas religiosas”
1/04/2025
Bragança volta a associar-se a Abril - Prevenção dos Maus-Tratos na Infância
1/04/2025