Centenas de pessoas participaram, na tarde do passado domingo, 10 de setembro, na aldeia do Zoio, na homenagem a título póstumo ao Padre Telmo Afonso, natural daquela freguesia, e na inauguração das obras de requalificação do Largo do Campaço, onde fica instalado o novo busto em memória ao homenageado, e da Rua do Corredoura.
“Prestamos, hoje, uma singela homenagem a um grande homem de palavra, capaz de pela sua intervenção, pelas palavras e pelos atos, mudar a comunidade para melhor. Apesar de ter desempenhado funções de grande relevo para a diocese e para a região, além de reconhecido por todo o País, o Padre Telmo manteve sempre uma ligação umbilical a esta comunidade rural, marcando todos os que consigo se cruzaram. Fica, agora, perpetuado neste busto, num largo requalificado e digno para o efeito”, referiu Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a homenagem.
A homenagem teve início com a celebração de uma simbólica eucaristia, presidida pelo bispo diocesano D. Nuno Almeida.
Posteriormente, foi inaugurado um busto em homenagem ao Padre Telmo Afonso, no Largo do Campaço, da autoria do artista Paulo Moura. Momento ao qual se seguiu a inauguração das obras de requalificação do largo do Campaço e da Rua da Corredoura, num investimento da Junta de Freguesia do Zoio, com o apoio do Município de Bragança, de cerca de 50 mil euros.