Mais de dois anos depois de ter apresentado queixa por violação contra o médico, ex-deputado do PSD e antigo governador civil de Bragança, Telmo Moreno, Ana Maria Costa verificou que o radiologista continua a exercer, num hospital privado em Bragança, tendo sido novamente encaminhada para o clínico quando tentava marcar uma ecografia mamária. “Qual não foi o meu espanto quando vou marcar o exame, que teria de ser no Hospital Privado de Bragança, e me dizem que o médico de serviço era Telmo Moreno”, conta a utente à CMTV.
Os casos terão acontecido em 2020 e em 2021, quando duas mulheres foram à clínica de Telmo Moreno realizar exames mamários.
Em 2021, quando Ana Costa percebeu que teria sido violada, fez uma queixa na Ordem dos Médicos, que considerou que o médico violou o Código Deontológico da Ordem dos Médicos, mas, como não tinha antecedentes disciplinares, foi aplicada a sanção mais leve, “pena disciplinar de censura”.
A presidente da delegação regional de Bragança, Cristina Nunes, explicou que a Ordem “enviou a informação de que dispunha, sobre a queixa contra o Dr. Telmo Moreno, ao tribunal de Bragança a pedido do mesmo”, mas que até à data não obteve mais nenhuma informação do tribunal.