A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através do Internato Médico Hospitalar, promoveu mais uma ação de formação em Suporte Básico de Vida (SBV), para os Médicos Internos de Formação Geral, tendo em vista o reforço e atualização de conhecimentos fundamentais para a atuação em situações de paragem cardiorrespiratória.
Nesta ação formativa, que decorreu no dia 27 de março, participaram 22 médicos internos, que a par da revisão de conteúdos sobre esta temática tiveram, igualmente, oportunidade de aperfeiçoar a sua atuação prática através da simulação de casos clínicos reais.
De realçar a importância desta ação em contexto de formação na medida em que o treino em SBV permite aumentar a capacidade de resposta, tornando-a mais rápida e eficaz, em situações de emergência, podendo ser determinante para salvar vidas.
Os procedimentos de SBV foram complementados com temáticas relacionadas com o Suporte Avançado de Vida e com a abordagem em caso de Obstrução da Via Aérea.
Esta formação foi ministrada por médicos de Medicina Intensiva e de Medicina Interna, que a par da abordagem teórica e prática partilharam experiências da realidade em contexto hospitalar. A equipa de formadores é composta por Ana Sofia Costa (Medicina Interna e Medicina Intensiva), António Novais (Medicina Interna e Medicina Intensiva, Carla Rebelo (Medicina Intensiva) e Raquel Lima (Medicina Interna e Medicina Intensiva).
Esta formação insere-se no programa de sessões formativas planeadas anualmente para o Internato Médico na ULS do Nordeste.
Fonte/Foto: ULS do Nordeste