Em
A Voz de Bragança

2022/10/31

Muga aponta para o top 30 no primeiro Campeonato Mundial de Montanha na Tailândia

Desporto

A Iª Edição do Campeonato Mundial de Montanha e Trail Running, realiza-se de 11 a 14 de Novembro de 2021 em Chiang Mai, Tailândia.

Esse grande evento internacional sob a égide da World Athletics (WA, antiga IAAF) substitui os campeonatos mundiais anteriormente organizados pela World Mountain Running Association -WMRA- (corrida de montanha) e a International Association of Ultrarunners -IAU- / International Trail Running Association -ITRA- (trail running).

Rui Muga, Carlos Lopes e José Carvalho, atletas do C.A. Macedo de Cavaleiros, representam Portugal no Campeonato do Mundo de Corrida de Montanha na Tailândia.

A prova começa na quinta-feira, dia 2 de novembro, e termina no domingo, dia 6, em Chiang Mai, na Tailândia.

A seleção nacional, orientada por Fernando Fernandes, conta com seis atletas, sendo que três são transmontanos e representam o C.A. Macedo de Cavaleiros.

Rui Muga e José Carvalho vão competir em “Uphill” (sempre a subir), num percurso de nove quilómetros, tal como Joana Sores (A. Jardim da Serra da Madeira), Paulo Macedo (A. Jardim da Serra da Madeira) e Tiago M. Pereira (FCPF Porto). Já Carlos Lopes será o único a participar em “Up and Down” (sobe e desce), com 12 quilómetros de distância. “As expectativas são boas. Estamos a atravessar um bom momento de forma. É um mundial e estão lá os quatro melhores de cada país. Penso que o mais difícil será a viagem de 15 horas. Mas, o querer de participar no mundial supera isso tudo”, referiu Rui Muga.

Na Tailândia, os atletas vão encontrar muita humidade e calor e as provas têm início a partir dos 300 ou 400 metros de altitude. A Serra do Alvão foi um dos locais de preparação para o mundial. “Fizemos alguns treinos no Alvão, em Vila Real, algumas provas e também treinei aqui, em Mogadouro, pois tem percursos excelentes para isso”.

Rui Muga está confiante numa boa prestação lusa e aponta para o Top 30, mas lembra que o nível competitivo é cada vez mais elevado, pois estão a surgir jovens talentos. “Há cada vez mais atletas e de muita qualidade. Há muitos atletas novos que estão a aparecer, sobretudo no ‘Uphill’. Os outros países estão a apostar mais do que nós e torna-se já difícil competir com atletas tão jovens”.

A comitiva portuguesa viaja para a Tailândia esta terça-feira e inicia a participação no Campeonato do Mundo na quinta-feira, dia 3.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Regresso da ferrovia a Bragança cada vez mais perto
17/04/2025
Bragança sofre derrota com AF Aveiro
17/04/2025
PSP em ação de fiscalização de estacionamento indevido em Bragança
16/04/2025
Indivíduo arguido por contrafação e apreensão de 1346 artigos contrafeitos
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico abre inscrições a 22 de abril
15/04/2025
Gravidez mais saudável com utilização de piscinas municipais
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025