Na passada quarta-feira, 9 de julho, foi formalizada a assinatura do contrato de constituição do direito de superfície, entre o Município de Bragança e o Instituto Politécnico de Bragança, para a edificação da futura Escola Superior de Saúde e do Centro para a Inovação e Qualificação em Saúde Sustentável.
Aprovado por unanimidade em reunião de câmara de 10 de fevereiro de 2025, este contrato prevê a cedência de um prédio urbano com 736 m², situado junto ao futuro Museu da Língua Portuguesa, onde se localizará a infraestrutura.
“Este é um ato de enorme interesse para Bragança, pois, além de ser um passo decisivo para a edificação da nova Escola Superior de Saúde, é também o reiterar do compromisso do Município com a promoção da qualificação e do desenvolvimento da investigação e da inovação, neste caso na área da saúde”, considerou Paulo Xavier, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, após a assinatura do contrato com Orlando Rodrigues, Presidente do IPB. “O Instituto Politécnico faz um trabalho notável, reconhecido por todos. Entendo, por isso, que é dever do Município estar ao lado do IPB, sempre, enquanto parceiro ativo, dando respostas positivas num caminho de evolução conjunta, em favor da região”, salientou.
A construção da nova Escola Superior de Saúde constitui um investimento estratégico para a cidade, contribuindo para a melhoria da oferta formativa, para a atração de estudantes e profissionais qualificados e para o fortalecimento do ecossistema científico e académico de Bragança, garantindo melhores condições para a comunidade académica.
Este é mais um exemplo da cooperação institucional entre entidades públicas, com vista à valorização do território e à criação de melhores condições para o desenvolvimento económico, académico e social da região.
Fonte/Foto: CM Bragança