As condições previstas, nomeadamente a queda de neve, a formação pontual de gelo, a precipitação intensa e o vento forte, concretizaram-se, sobretudo nas zonas de maior altitude e no meio rural. Apesar disso, não se registaram ocorrências de relevo nem interrupções significativas no funcionamento dos vários serviços da cidade, encontrando-se a circulação na cidade de Bragança assegurada, com constrangimentos pontuais apenas em algumas vias secundárias de zonas mais elevadas do concelho, o que levou à interrupção das linhas rurais de transportes público às primeiras horas da manhã.
Atendendo à melhoria gradual das condições de circulação e a confirmarem-se as previsões de melhoria gradual das condições climatéricas, informa-se que a circulação dos transportes públicos nas linhas rurais será reposta a partir das 12h30, para as diferentes localidades, nos horários habituais.
Atualmente, encontram-se envolvidos na operação mais de 20 operacionais; sete meios mecânicos e viaturas especializadas, incluindo limpa-neves, espalhadores de sal, retroescavadora e veículos de apoio; cinco toneladas de sal aplicadas até ao momento, em ações preventivas e corretivas na rede viária municipal.
Situação de serviços:
Estabelecimentos de ensino: As escolas da cidade encontram-se em normal funcionamento. As escolas das freguesias rurais e da vila de Izeda estão encerradas;
Transportes urbanos no meio rural: suspensos temporariamente, por motivos de segurança. Prevista a retoma do “STUB – Linha Rural” a partir das 12h30. A circulação das linhas urbanas manteve-se em pleno funcionamento;
Circulação rodoviária: sujeita a condicionamentos pontuais, sobretudo nas zonas mais elevadas do concelho (meio rural).
As operações decorreram de forma contínua e preventiva, com ações de monitorização, prevenção e intervenção sempre que necessário, permitindo mitigar os impactos do mau tempo, em especial na mobilidade, na segurança de pessoas e bens e no funcionamento dos equipamentos e serviços.
O Município de Bragança continuará a acompanhar a situação de forma permanente, mantendo os meios operacionais mobilizados até à reposição total da normalidade, em função da evolução das condições meteorológicas.
Fonte/Foto: CM Bragança