Na última semana, o Município de Bragança participou em várias reuniões determinantes para o avanço de projetos e investimentos estratégicos, reforçando o compromisso com o desenvolvimento equilibrado do território.
No encontro promovido pela CCDR-N, com a participação dos autarcas da CIM-TTM, foi apresentado o ponto de situação dos investimentos em curso na região, bem como uma antevisão das futuras linhas de financiamento comunitário previstas. Esta sessão de trabalho permitiu alinhar prioridades, identificar oportunidades e garantir que Bragança está preparada para executar os projetos em curso e captar novos fundos. Condições essenciais para concretizar no presente e planear de forma sustentada o futuro.
No âmbito da cooperação transfronteiriça, realizou-se também uma reunião de acompanhamento do projeto “Iberlobo_on_bike”, uma iniciativa liderada pelo Município de Bragança que pretende posicionar esta região de fronteira como destino de referência do cicloturismo sustentável. Com um investimento superior a 920 mil euros, cofinanciado pelo Interreg POCTEP, o projeto entra agora numa fase decisiva de implementação, prevendo diversos investimentos em infraestruturas, ações de valorização ambiental e iniciativas conjuntas de promoção entre os parceiros do lado português (Bragança, Miranda do Douro e Vimioso) e espanhol (Diputación de Zamora, que representa 60 ayuntamientos vizinhos).
Por sua vez, a reunião da Comissão de Cogestão do Parque Natural de Montesinho permitiu aprofundar o ponto de situação dos vários projetos em curso neste território de elevada importância ecológica. O encontro serviu, ainda, para reforçar a articulação com as entidades parceiras, consolidar linhas de atuação comuns e projetar estratégias futuras.
Em conjunto, estas e outras reuniões evidenciam o trabalho contínuo do Município de Bragança na promoção da sustentabilidade ambiental, no reforço da cooperação regional/transfronteiriça e na valorização dos recursos naturais que distinguem o território.
Fonte/Foto: CM Bragança