“São os jovens que têm, no presente e no futuro, a principal responsabilidade na preservação daquilo que o 25 de abril nos trouxe e que tanto custou a conquistar e manter, sendo por isso o tema deste Parlamento muito pertinente”, referiu Fernanda Vaz Silva, Vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança, na receção de boas-vindas aos participantes. “Este é um espaço privilegiado de promoção da educação para a cidadania, área de tão grande importância na abordagem pedagógica e de tão grande centralidade dos projetos educativos dos agrupamentos de escolas”, destacou, referindo-se ao Parlamento dos Jovens como o lugar “onde os jovens têm a oportunidade de demonstrar o seu interesse pela participação cívica e pelo debate de temas da atualidade”.
Ambas as sessões contaram com apontamentos musicais na sessão de abertura, a cargo de alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança. O primeiro por Daniel Diz, flauta transversal, e Fernando Lacerda, Trompete, e o segundo por Rafael Dias, Inês Vinhas e Isabel Costa, violino.
Na presente edição, o “Parlamento dos Jovens” teve como mote “Viver Abril na Educação: Caminhos para uma escola plural e participativa”.
A sessão distrital foi desenvolvida em trabalho colaborativo entre a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolas, o Instituto Português do Desporto e Juventude e os diferentes Agrupamentos de Escolas do Distrito, contando com o apoio do Município de Bragança.