Desta vez com a Serra de Nogueira como o “grande desafio” e as deslumbrantes paisagens de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais, mais de 1300 ciclistas pedalaram na mais animada prova de cicloturismo: o Bragança Granfondo 2024.
“Esta grande prova é já uma referência a nível nacional, é um evento que traz muita gente à nossa região e contribui para o desenvolvimento turístico e económico do nosso território”, considerou Paulo Xavier, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, à margem da cerimónia protocolar da entrega de prémios, onde também marcou presença Artur Marques, Vereador da Câmara Municipal de Vinhais, Rui Vilarinho, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Cristina Ribeiro, Presidente da Mesa de Assembleia e os Vereadores da Câmara Municipal de Bragança, Olga Pais, Miguel Abrunhosa e João Pinheiro. De destacar, ainda, a participação na prova de Hernâni Dias, Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, a quem foi atribuído o dorsal n.º 1.
Esta 6.ª edição do Bragança Granfondo integrou os três tradicionais percursos: o Minifondo (51 quilómetros), o Medifondo (87 quilómetros) e o Granfondo (131 quilómetros).
O evento integrou, ainda, uma Caminhada Solidária, cujas receitas das inscrições (658 euros) revertem a favor da “Enzonas – Associação de Caminheiros de Bragança”.
No dia anterior à prova, os mais pequenos participaram no Bragança Granfondo Kids. Uma prova que procura incentivar o gosto pelo ciclismo e que se divide em escalões etários: pupilos (5/6 anos), benjamins (7/8 anos), iniciados (9/10 anos) e infantis (11/12 anos).
Este é um dos eventos desportivos de maior referência no Município de Bragança, sendo dinamizador da economia local e regional. Desde o alojamento, com uma taxa de ocupação acima dos 90%, à restauração, este acontecimento alia, no mesmo evento, o espírito de aventura à competição e à solidariedade.
Este, que é por muitos, considerado como “o Granfondo mais animado do mundo”, contou com diversos pontos de animação, tanto no meio urbano, como no rural, com a participação de 14 grupos locais, promovendo, sobretudo, os artistas e tradições da região.
Estiveram presentes participantes de 19 nacionalidades.