Francisco Salgueiro vai para a quinta participação na prova nacional. Este ano terminou o campeonato no 11º lugar em MX2. Em 2023, o piloto vai apostar também no Campeonato Nacional de Supercross.
Francisco Salgueiro já prepara a nova temporada do Campeonato Nacional de Motocross 2023, que tem início a 5 de março no Granho, no concelho de Salva Terra de Magos. O calendário já foi divulgado pela Federação de Motociclismo de Portugal.
O piloto, natural de Vila Flor, vai continuar a competir em MX2, numa Yamaha YZ 250F, e vai também apostar no Campeonato Nacional de Supercross, uma competição que começa a 22 de julho, em Lustosa. Francisco Salgueiro quer continuar a evoluir e para já não quer traçar objetivos em termos de classificação, pois acredita que o próximo campeonato vai trazer surpresas. “Os objetivos passam por evoluir de corrida para corrida, sem lesões e só assim é possível fazer um bom lugar no campeonato. Em termos de lugares só podemos tirar conclusões após a primeira corrida, pois existem sempre surpresas e eu tenho trabalhado muito nesta por época e sinto que irei surpreender muita gente”, apontou.
O vilaflorense também tem planeado competir em Espanha e em algumas provas do Campeonato da Europa de 250.
Desde 2019, ano em que conseguiu um terceiro lugar em MX2 e o quinto em MX Júnior, que Francisco Salgueiro compete no Campeonato Nacional de Motocross. Apoios não têm faltado ao piloto de 19 anos. “Após a pandemia os patrocínios começaram a surgir aos poucos. Tenho de agradecer a todos os patrocinadores, ao Município de Vila Flor, à DMX Designs, à Motoni, À Oliveira Racing Team e à Yamaha Portugal”.
Francisco Salgueiro é o único piloto do distrito de Bragança a competir no Campeonato Nacional de Motocross. Em 2023, a competição vai contar com sete provas com início a 5 de Março e final no dia 11 de Junho em Vieira do Minho.