Em
A Voz de Bragança

2025/07/25

Projetos na área da Epidemiologia com impacto na saúde da comunidade em destaque em Bragança

Concelho

Decorreu em Bragança, no corrente mês, um evento dedicado à área da Epidemiologia, o Latitude EPI, que reuniu profissionais ligados à temática, entre os quais profissionais de saúde da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, que tiveram oportunidade de divulgar e promover a reflexão sobre projetos associados aos cuidados de saúde com impacto na comunidade.

O evento teve início com a sessão de abertura que reuniu representantes das entidades parceiras na organização desta importante iniciativa científica. A Associação Portuguesa de Epidemiologia esteve representada pela Presidente da Direção, Professora Inês Fronteira, o Instituto Politécnico de Bragança, pelo seu Presidente, Professor Orlando Rodrigues, a Unidade Local de Saúde do Nordeste, pelo Presidente do Conselho de Administração, Dr. Carlos Vaz, e o Conselho Sub-Regional de Bragança da Ordem dos Médicos, pela Vice-Presidente, Dra. Cristiana Batouxas.

Atendendo à relevância desta iniciativa, a ULS do Nordeste esteve ainda representada pelo Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Hospitalares, Dr. Duarte Soares.

Nas palavras iniciais, os intervenientes enalteceram a importância de descentralizar este importante evento e de promover na cidade de Bragança este espaço de encontro e de partilha de boas práticas na área da Epidemiologia, com impacto na saúde das comunidades locais.

Neste contexto, o Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Vaz, enalteceu o importante trabalho desenvolvido pelas equipas multidisciplinares da instituição ao nível da prevenção de infeções associadas aos cuidados de saúde e na comunidade, contribuindo significativamente para a melhoria contínua da intervenção ao nível da promoção da saúde da população, que se reflete na evolução positiva dos indicadores de saúde na área da epidemiologia.

Ao longo do dia de trabalhos foram apresentados diversos projetos na área da intervenção em saúde associada à epidemiologia clínica e à prevenção de infeções associadas aos cuidados de saúde, entre os quais o impacto do STOP Infeção Hospitalar 2.0 e o projeto Piloto de Telesaúde associado à intervenção junto de doentes algaliados na comunidade, dinamizados pelas equipas ULS do Nordeste, bem como a investigação desenvolvida nesta área pelas equipas do IPB.

A realização deste evento reveste-se de particular importância ao promover a reflexão crítica sobre os desafios, metodologias e avanços na área da epidemiologia, com especial enfoque nos contextos locais de saúde. Trata-se de uma oportunidade para fomentar a partilha de conhecimento e fortalecer redes de colaboração científica, contribuindo para a melhoria sustentada das respostas em saúde.

A associação da ULS do Nordeste a esta iniciativa científica reflete o seu firme compromisso com a promoção da saúde da população, em linha com a sua missão institucional, valorizando a melhoria contínua dos processos, bem como a inovação nas estratégias de intervenção em saúde.

 

Fonte/Foto: ULS do Nordeste

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Politécnico de Bragança investe em nova Escola Superior de Saúde
25/07/2025
Projetos na área da Epidemiologia com impacto na saúde da comunidade em destaque em Bragança
25/07/2025
Protocolo para Estudo da Linha de Alta Velocidade assinado em Bragança
24/07/2025
Pulseira eletrónica a indivíduo por violência doméstica
24/07/2025
GARANTIR A PAZ NA EUROPA
22/07/2025
Festival d’Onor 2025 com adesão recorde entre o Rio de Onor e Rihonor de Castilla
22/07/2025
Taça Transmontana de Futebol realiza-se a 3 de agosto
22/07/2025
Albufeira do Azibo consagrou campeões distritais de futebol de praia
21/07/2025