O Município de Bragança informa que, até domingo, dia 13 de abril, a região poderá ser afetada pelos efeitos de dois fenómenos climatéricos – a intrusão de poeiras provenientes do norte de África e a tempestade “Oliver”.
Estas ocorrências poderão afetar a qualidade do ar e causar eventuais constrangimentos. Os efeitos no concelho de Bragança deverão ser moderados, porém aconselha-se especial atenção e precaução.
A partir de sexta-feira (11 de abril), durante a tarde, as trovoadas poderão ter início nas regiões do centro e sul, acompanhadas de eventuais episódios de chuva e aguaceiros, por vezes intensos. Ao longo do próximo fim de semana, estão previstos focos pontuais de chuva fraca e dispersa. Porém, é importante destacar a intrusão de poeiras provenientes do norte de África, o que poderá significar uma redução da qualidade do ar. A poeira apresentar-se-á em partículas finas e inaláveis que podem ter um impacto direto na saúde humana, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios crónicos.
Quanto à tempestade “Oliver”, a sua influência é já sentida no continente, com um aumento na intensidade dos ventos, predominantemente secos e provenientes de leste (mais fortes na região sul), além de maior nebulosidade e precipitação fraca e dispersa. As condições são especialmente favoráveis para a ocorrência de trovoadas, inicialmente secas, nas regiões do centro e norte do País. Os aguaceiros e trovoadas poderão resultar em “chuvas de lama”, devido à combinação da poeira no ar com a precipitação.
A partir de domingo, a influência da tempestade “Oliver” deverá diminuir significativamente, embora as previsões indiquem a persistência de alguma instabilidade. É relevante referir que os ventos associados à tempestade deverão ser moderados.
Fonte/Foto: CM Bragança