De imediato os polícias da Esquadra de Mirandela deslocaram-se ao local sendo que à chegada verificaram que o suspeito já se havia ausentado. Pelas características indicadas por testemunhas, lograram localizá-lo nas imediações do Hospital, ao que procederam à sua abordagem, informando-o do motivo da intervenção, sendo necessário por razões de segurança manietá-lo e algemá-lo. Efetuada uma revista ao suspeito, um homem de 55 anos de idade, foi localizada a apreendida uma arma starter (destinada unicamente a produzir um efeito sonoro, para ser utilizado em atividades desportivas e treinos de caça), o que nas circunstâncias descritas constitui ilícito contraordenacional.
O suspeito foi conduzido à Esquadra, sendo que após os trâmites legais e sem que tenha havido queixa ou sido identificado algum lesado, seguiu o seu destino.
Foi elaborado um auto de notícia para conhecimento da autoridade judiciária competente e um auto de notícia por contraordenação pela detenção da arma fora dos fins para os quais se encontra destinada.