O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier, congratula-se com a inclusão da Linha Ferroviária de Trás-os-Montes (Porto-Bragança) e da Ligação Transfronteiriça Bragança-Zamora na Resolução do Conselho de Ministros, publicada, hoje, em Diário da República. O documento aprova o Plano Nacional Ferroviário e determina à Infraestruturas de Portugal a realização dos estudos necessários à avaliação de investimentos ferroviários prioritários, onde se inclui o eventual regresso da ferrovia a Bragança.
“É com grande satisfação que vemos reconhecidas as reivindicações do Município e das várias entidades e forças vivas da região. Bragança está finalmente inscrita, oficialmente, nos planos da ferrovia nacional para o futuro, com indicações para o início efetivo de estudos ordenados pelo governo às entidades responsáveis. Esta avaliação técnica que apoiará a decisão final poderá, espero, sustentar e viabilizar a solução que defendemos e isso é um passo importante no reconhecimento das legítimas aspirações do interior no desenho das políticas públicas do País”, afirmou Paulo Xavier, sublinhando que "a ferrovia é uma solução prioritária para superar a condição de isolamento de Trás-os-Montes.” “Investir em infraestruturas, numa região que foi a primeira a perder a ferrovia e a última a receber alguns metros de autoestrada, é investir na coesão territorial, no bem-estar das populações e no futuro de Portugal", assinalou.
Além de aprovar o Plano Nacional Ferroviário, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 77/2025 determina à Infraestruturas de Portugal a promoção dos estudos técnicos necessários à tomada de decisão sobre vários investimentos ferroviários, colocando, assim, o regresso da ferrovia a Bragança numa fase inicial de planeamento, mas com claros sinais de avanço.
O documento reconhece, ainda, que a nova linha Porto-Bragança poderá articular-se com outros projetos ferroviários estruturantes, como a eventual ligação Bragança-Zamora e a sua integração na rede ferroviária europeia de alta velocidade.
Ainda que o Plano Nacional Ferroviário não apresente uma calendarização para os investimentos previstos, o Presidente da Câmara salienta que “para Bragança e para Trás-os-Montes, este é um tema urgente”. “Trata-se de uma oportunidade imperdível para esbater os desequilíbrios territoriais e implementar medidas de coesão capazes de inverter as já conhecidas tendências de despovoamento e envelhecimento da população, assim como a crescente ‘litoralização’ do território”, acrescentou.
A inclusão de Bragança neste documento estratégico para a ferrovia nacional apresenta-se como um momento de grande relevânica para todo o território transmontano, e, em particular, para o concelho brigantino, que desde 1992 se encontra desligado da rede ferroviária nacional.
O Município de Bragança continuará atento aos desenvolvimentos futuros, acompanhando de perto o processo e reiterando o compromisso com uma agenda de coesão, desenvolvimento e equidade de oportunidades para todos os territórios.
Recorde-se que este ato governativo, agora oficializado em Diário da República, foi decidido em Conselho de Ministros do atual governo, a 10 de março, conforme comunicado em nota oficial.
Fonte: CM Bragança
Foto: U.Porto