Em
A Voz de Bragança

2025/01/09

ULS do Nordeste acolhe 36 médicos internos em 2025

Concelho

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste dá as boas-vindas este ano a 36 médicos internos de formação geral e de formação especializada, que vão aprofundar a sua formação clínica nas Unidades de Saúde de Cuidados de Saúde Hospitalares e de Cuidados de Saúde Primários do distrito de Bragança.
A receção e acolhimento aos jovens médicos decorreu no dia 02 de janeiro, em Bragança, e contou com a presença do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, nomeadamente o seu Presidente, Dr. Carlos Vaz, o Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Hospitalares, Dr. Duarte Soares, a Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Dra. Filipa Faria, o Enfermeiro Diretor, Enf.º Urbano Rodrigues, e o Vogal Executivo, Dr. Paulo Rogão. Estiveram igualmente presentes as Diretoras do Internato Médico para os Cuidados de Saúde Hospitalares e para os Cuidados de Saúde Primários, Dra. Joana Raposo Gomes e Dra. Raquel Diz, respetivamente. E a Dra. Cristina Nunes, médica na ULS do Nordeste e Presidente da Sub-Região de Bragança da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos.
Nas palavras de acolhimento aos médicos internos, o Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste enalteceu as oportunidades proporcionadas pelos diferentes serviços ao nível do desenvolvimento profissional dos jovens médicos, que encontram na instituição todas as condições para aprofundarem a prática clínica. Salientando, igualmente, a oferta social e cultural das cidades e vilas do distrito de Bragança e a hospitalidade das pessoas da região, desejou os maiores sucessos profissionais e pessoais aos médicos internos que acabam de chegar ao Nordeste Transmontano.
Por sua vez, a Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários reforçou as palavras de acolhimento aos jovens médicos, enalteceu as especificidades e oportunidades proporcionadas pela instituição ao nível da formação no contexto da integração de cuidados de saúde e partilhou a sua experiência enquanto médica de outra região que desenvolveu o Internato na ULS do Nordeste e escolheu a instituição para desenvolver a sua carreira profissional.
O Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Hospitalares felicitou os jovens médicos pela escolha da instituição e salientou a disponibilidade das equipas clínicas no acolhimento aos médicos internos num contexto de proximidade atendendo às características da instituição. Desejou-lhes também um percurso enriquecedor ainda que com desafios inerentes à profissão e manifestou a sua expetativa de que escolham a ULS do Nordeste para se fixarem e desenvolverem a sua carreira profissional.
Reforçando as palavras de acolhimento e manifestando total disponibilidade ao nível do seu acompanhamento durante o percurso na instituição, a Diretora do Internato para os Cuidados de Saúde Hospitalares enalteceu o empenho de todos os serviços para integrar médicos em formação, com equipas coesas e recetivas ao acolhimento de novos elementos. E terminou, em jeito de ensinamento, com um poema de Miguel Torga: “Recomeça… Se puderes, Sem angústia, E sem pressa. E os passos que deres, Nesse caminho duro, Do futuro, Dá-os em liberdade. Enquanto não alcances, Não descanses. De nenhum fruto queiras só metade (…)”, enfatizou a Dra. Joana Raposo.
Potenciando a mensagem de boas-vindas, a Diretora do Internato Médico para os Cuidados de Saúde Primários, salientou, igualmente, a capacidade formativa das equipas das Unidades Funcionais dos Centros de Saúde, disponíveis para apoiar os médicos internos na sua jornada, desejando-lhes uma boa integração e sucesso ao nível do seu crescimento profissional na ULS do Nordeste.
Por sua vez, a Presidente da Sub-Região de Bragança da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, Dra. Cristina Nunes, salientou também o apoio disponibilizado pela Ordem dos Médicos neste processo, que dispõe de instalações de apoio no centro da cidade de Bragança, onde proporciona, entre outras atividades, um reforço importante na área formativa.
Durante a sessão, foi ainda apresentado o testemunho da Dra. Emanuela Maldonado, Médica Interna de Formação Especializada de Psiquiatria, que partilhou a sua experiência ao nível do acolhimento na instituição.
O compromisso da ULS do Nordeste ao nível da formação contínua destes novos médicos foi ainda reforçado pela presença nesta sessão de diretores de Serviço e de Departamento, nomeadamente a Dra. Lília Meireles e a Dra. Judite Marques.
Este ano, a instituição recebe 25 médicos internos de formação geral e 11 médicos internos de formação especializada, nomeadamente das especialidades de Ortopedia (1), Psiquiatria (1), Cirurgia Geral (2), Medicina Intensiva (4), Saúde Pública (1) e Medicina Geral e Familiar (2).
A ULS do Nordeste reforça o compromisso de proporcionar formação médica de qualidade, reconhecendo o valor que os médicos internos têm em todo esse processo, para a própria instituição e para a população da sua área de abrangência.
Neste sentido, os diferentes serviços procuram promover um percurso proveitoso e pleno de entusiasmo aos médicos internos, proporcionando-lhes oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, que contribua para a sua fixação no distrito de Bragança.


Fonte/Foto: ULS do Nordeste  
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Regresso da ferrovia a Bragança cada vez mais perto
17/04/2025
Bragança sofre derrota com AF Aveiro
17/04/2025
PSP em ação de fiscalização de estacionamento indevido em Bragança
16/04/2025
Indivíduo arguido por contrafação e apreensão de 1346 artigos contrafeitos
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico abre inscrições a 22 de abril
15/04/2025
Gravidez mais saudável com utilização de piscinas municipais
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025