A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste vai acolher, nas Unidades de Cuidados de Saúde Primários de Bragança, Mirandela, Mogadouro, Carrazeda de Ansiães e Miranda do Douro, durante um período de três meses, 12 profissionais de saúde angolanos, a finalizarem a formação especializada em Medicina Geral e Familiar.
Esta parceria é fruto de um projeto piloto nacional, de cooperação entre o Ministério da Saúde de Portugal, através da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), e o Ministério da Saúde da República de Angola, relativo à Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal de Saúde neste país, congratulando-se, pois, a ULS do Nordeste por ser parceira da iniciativa.
O estágio internacional destes profissionais clínicos, que teve agora início, será focado na gestão dos cuidados de saúde, proporcionando aos formandos um contacto direto com a organização e o funcionamento de uma Unidade de Cuidados de Saúde Primários, bem como com os serviços das ULS que articulam com este nível de cuidados, permitindo uma visão integrada do sistema de saúde e dos seus processos de coordenação e funcionamento. A nível nacional serão 100 os profissionais médicos acolhidos neste âmbito.
Tendo recebido os participantes nas figuras do Presidente do Conselho de Administração, Dr. Carlos Vaz, do Diretor Clínico dos Cuidados de Saúde Hospitalares, Dr. Duarte Soares, do Enfermeiro Diretor, Enf.º Urbano Rodrigues, e do Diretor do Serviço de Urgência Básica de Mogadouro, Dr. João Palas, a ULS do Nordeste espera que este seja um período frutífero de partilha e de aprendizagem nos seus serviços, traduzindo-se numa experiência inolvidável de enriquecimento profissional.
Fonte/Foto: ULS Nordeste