Neste âmbito, a ULS do Nordeste conta, atualmente, com Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP) que se deslocam diariamente nos concelhos da Terra Fria, da Terra Quente e do Planalto Mirandês, indo de encontro às necessidades da população. Estas Equipas, que asseguram atualmente a cobertura de 11 dos 12 concelhos do distrito de Bragança, funcionam numa estreita articulação entre os Cuidados de Saúde Hospitalares e os Cuidados de Saúde Primários.
Neste contexto, foi criada, em 2015, a ECSCP da Terra Fria – Bragança, que assegura cuidados paliativos especializados a doentes e suas famílias, no domicílio/família de acolhimento/estrutura residencial para idosos ou portadores de deficiência/unidade de cuidados continuados em todo o concelho. Em 2023, foram assim acompanhados 147 doentes, tendo sido realizadas 904 consultas domiciliárias/contactos telefónicos médicos e 1.184 visitas domiciliárias/contactos telefónicos de enfermagem. Este suporte em fim de vida permitiu ainda assegurar a 25,4% das pessoas-doentes o desejo de permanecer os últimos dias no domicílio.
Esta Equipa, disponível de segunda a sexta-feira das 8h às 20h, conta com a colaboração, a tempo parcial, de três médicos, duas enfermeiras e um assistente social.
Partilha de recursos e melhoria contínua de cuidados
Numa ótica de partilha de recursos associada à melhoria contínua desta área de cuidados, a ULS do Nordeste disponibiliza ainda Equipas Intra-hospitalares de Suporte em Cuidados Paliativos nas três Unidades Hospitalares, com intervenção diferenciada para doentes e profissionais de saúde.
Neste âmbito, a Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos da Terra Fria – Bragança partilha os recursos humanos da área de Enfermagem com a Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) da Unidade Hospitalar de Bragança, que integra uma médica e as duas enfermeiras em regime de partilha da sua atividade com a intervenção na comunidade.
A funcionar desde o final de 2013, esta Equipa presta aconselhamento e apoio diferenciado a doentes internados, assim como a profissionais de saúde e serviços hospitalares. A sua área de atuação foi alargada, em janeiro de 2023, com a implementação da Consulta Externa, com periodicidade semanal.
No âmbito da sua atividade, a EIHSCP de Bragança acompanhou, em 2023, 34 utentes em Consulta Externa, que se traduziram num total de 345 avaliações médicas e de enfermagem, em formato presencial e não presencial. Por sua vez, em regime de consultoria ao internamento, foram avaliados 168 doentes na Unidade Hospitalar de Bragança.
De salientar ainda que estas equipas têm sido referência preferencial para a realização de estágio/prática clínica por médicos, enfermeiros e alunos de instituições de ensino superior. Neste âmbito, destaca-se o compromisso na formação de profissionais de saúde, no pré e no pós-graduado, nomeadamente na especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica na pessoa em situação paliativa e na formação para a aquisição de competência em Medicina Paliativa.
Em 2023 foi ainda reforçada a promoção da articulação entre os Cuidados de Saúde Primários e os Cuidados de Saúde Hospitalares, materializada na realização de reuniões periódicas, contactos de admissão ou alta entre pares e organização de ações de formação com vista à sensibilização e formação básica de profissionais de saúde da instituição em Cuidados Paliativos.
Estas Equipas participam, igualmente, em atividades científicas, através de investigação realizada e ao nível da divulgação do trabalho desenvolvido e da experiência no âmbito dos Cuidados Paliativos.