O Serviço de Medicina Física e Reabilitação da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste assinalou o Dia Mundial da Fisioterapia, que se comemora a 8 de setembro, com a realização de diversas atividades, nos centros de saúde e nos hospitais que integram a instituição.
A iniciativa passou pela dinamização de sessões teórico-práticas de educação para a Saúde sobre envelhecimento saudável, nomeadamente a prevenção de quedas, bem como pela divulgação de materiais informativos alusivos à data.
Em 2025 esta comemoração foi centrada, a nível mundial, precisamente no envelhecimento saudável e na prevenção das quedas, destacando o papel da Fisioterapia na promoção da autonomia, no envelhecimento ativo e na redução do risco de quedas – uma das principais causas de perda de independência e de internamento em pessoas idosas.
Este Dia Mundial representa uma oportunidade para reconhecer o contributo essencial da Fisioterapia na promoção da saúde, na funcionalidade e na qualidade de vida da população, em todas as fases da vida.
A Fisioterapia centra-se na promoção da saúde e na educação para a saúde; na redução do risco e prevenção da lesão, perturbação ou doença; e na manutenção, recuperação, habilitação, reabilitação e paliação de pessoas, grupos ou comunidades.
Fonte/Foto: ULS do Nordeste