A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste registou 576 atendimentos de situações de doença aguda nas Unidades dos Centros de Saúde do distrito de Bragança no primeiro mês de implementação do Projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”.
Esta medida, que permite ao utente ligar para o SNS24 (808 24 24 24) e ter o encaminhamento para os cuidados de saúde de que necessita, de forma cómoda e atempada, contribui, igualmente, para uma gestão de recursos mais eficiente no atendimento de casos urgentes e emergentes, que necessitam de tratamento nos Serviços de Urgência.
Através da implementação deste projeto, a ULS do Nordeste está a aumentar a acessibilidade aos cuidados de saúde, numa ótica de proximidade e de articulação de serviços, o que permite ao utente ter a resposta de que necessita atendendo à sua condição de saúde, evitando deslocações desnecessárias aos Serviços de Saúde.
Os números demonstram uma adesão positiva por parte dos utentes, que, reconhecendo as vantagens de ligar primeiro para o SNS24, estão a ser orientados para a Unidade do Centro de Saúde da sua área de residência, com a hora da consulta agendada pela Linha, o que se traduz num maior conforto para quem se encontra doente.
Este sistema permite, igualmente, que os Serviços de Urgência fiquem mais disponíveis para situações de maior gravidade clínica, urgentes ou emergentes, contribuindo assim para a melhoria no atendimento e para a redução dos tempos de espera, numa época de aumento da procura dos serviços de saúde atendendo ao pico sazonal de transmissão vírica.
De realçar, neste âmbito, que os Serviços de Urgência (SU) da ULS do Nordeste – Bragança, Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Mogadouro – têm demonstrado um desempenho sólido, posicionando-se entre as cinco primeiras ULS com menores índices de pressão sobre os SU, no universo das 39 Unidades Locais de Saúde em Portugal.
De realçar que a implementação do Projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”, uma iniciativa da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), com o apoio da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), tem associada uma campanha de promoção da literacia em saúde, cujo rosto no distrito de Bragança é o Chef Óscar Geadas, que, reconhecendo as suas vantagens para o utente, apela à população para ligar para o SNS24 antes de ir à Urgência.
A ULS do Nordeste enaltece assim os benefícios para os utentes associados à implementação deste Projeto no distrito de Bragança, bem como o empenho e dedicação das equipas dos Cuidados de Saúde Primários e dos Cuidados de Saúde Hospitalares, na melhoria contínua dos serviços de saúde, em proximidade, disponibilizados à população do distrito de Bragança.
Fonte: Unidade Local de Saúde (ULS)
Foto: Unidade Local de Saúde | Jorge Nunes