A manhã começou com “Banca na Praça”, uma mostra/mercado para conhecer (e comprar) os melhores produtos regionais transmontanos, na Praça da Sé. Por sua vez, o Auditório Paulo Quintela foi palco de uma conversa com o Chef Óscar Geadas (brigantino e vencedor de Estrelas Michelin), a Chef Daniela de Oliveira Leal Martins (Belém do Pará - Brasil) e a Chef Vilma da Cunha (Distrito de Água Grande de São Tomé e Príncipe), moderada por Paulo Afonso, Direto da Rádio Brigantia. Neste diálogo, os chef’s partilharam a sua visão e experiência sobre a importância da inovação e criatividade na gastronomia tradicional.
Foram também apresentadas as linhas gerais e atividades complementares da candidatura de Bragança à Rede de Cidades Criativas da UNESCO. A sessão de encerramento da conferência ficou a cargo de Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.
O “Encontro Internacional de Gastronomia” terminou na Praça da Sé, com uma “Mostra Gastronómica e Cultural” por alunos estrangeiros do Instituto Politécnico de Bragança.
Os visitantes puderam, ainda, fazer uma visita por diversos espaços da cidade, tais como o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais e o Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano.